SENTIDOS EM DISPUTA

MEMÓRIA POLÍTICA COMO DIMENSÃO TRANSVERSAL AO MODELO DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Autores

  • Dra. Aline Reis Calvo Hernandez Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Demétrio Ribeiro de Andrade Neto

Palavras-chave:

Memória Política., Consciência., Psicologia Política., Disputas., Engajamento.

Resumo

O Modelo da Consciência Política, proposto por Salvador Sandoval, vem sendo utilizado para analisar processos de ação política. Modelo dinâmico, concebe a consciência política como pensamento a ser conscientizado, um processo ativo que permite atribuir significados aos acontecimentos políticos, interação entre o universo cultural em que os sujeitos se inserem, suas cognições e afetos. O modelo apresenta sete dimensões de projeto e ação: Identidade Coletiva; Crenças, Valores e Expectativas Societais; Interesses Coletivos; Eficácia Política; Sentimentos relacionados aos Adversários; Metas e Repertório de Ações e Vontade de Agir Coletivamente. Nesse artigo discutimos a memória como dimensão transversal às demais, pois existe um diálogo constante entre memória e experiência psicopolítica, uma mediando a outra. Na perspectiva da memória política, a consciência funciona como uma releitura de nós mesmos e de nossas posições diante dos fenômenos políticos. A memória política é, pois, um processo de disputas e negociações constantes.

Biografia do Autor

Dra. Aline Reis Calvo Hernandez, Faculdade de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Dra. em Psicologia Social e Metodologia. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Desenvlvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicologia Política, Educação, Memórias e Histórias do Presente (POLEMHIS/CNPq/UFRGS) e vice-líder do  Gupo de Pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos CNPq/UERGS).

Demétrio Ribeiro de Andrade Neto

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Graduado no Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2022). Possui Especialização em Geografia Humana e Econômica pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2023). Participante dos grupos de pesquisa Observatório de Políticas e Ambiente (ObservaCampos/UERGS/CNPq) e Psicologia Política, Educação, Histórias e Memórias do Presente (POLEMHIS/UFRGS/CNPq).

Publicado

2025-02-16

Edição

Seção

Dossiê- Os 20 anos do modelo da Consciência Política