Evidências de validade de critério para o Teste de Wartegg

Autores

  • Fernando Pessotto Centro Universitário Salesiano (UNISAL)
  • Ricardo Primi Universidade são Francisco

Palavras-chave:

Psicometria, Avaliação Psicológica, Técnicas de Autoexpressão, Esquizofrenia.

Resumo

O Teste de Wartegg é um teste gráfico expressivo, semiestruturado, que tem como objetivo identificar aspectos da personalidade. Com o objetivo de encontrar evidências de validade de critério para o mesmo, este estudo contou com a participação de 40 indivíduos separados igualmente em dois grupos, sendo um composto pacientes diagnosticados com esquizofrenia e o outro o grupo normativo de sujeito sem histórico de patologia psiquiátrica. Após todos os sujeitos terem respondido o Teste de Wartegg, estes foram codificados no sistema proposto por Pessotto (2015). Os resultados indicaram que, das 55 variáveis possíveis analisadas, 7 apresentaram diferença significativa entre os grupos pelo teste t de Student. Na regressão logística foi possível observar o caráter preditivo das variáveis com destaque para a Má Qualidade Formal (FQ-) e Movimento Humano (M). Para estas duas variáveis observou-se que seu uso em conjunto é favorável indicando assim evidências de validade de critério. Ressalta-se ainda que novos estudos são indicados visto que este se trata de um estudo inicial com o sistema proposto.

Biografia do Autor

Fernando Pessotto, Centro Universitário Salesiano (UNISAL)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia na Universidade São Francisco - área de concentração em Avaliação Psicológica. É coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC) e editor associado da Revista Sul Americana de Psicologia.

Ricardo Primi, Universidade são Francisco

Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica).

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Pessotto, F., & Primi, R. (2018). Evidências de validade de critério para o Teste de Wartegg. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13941

Edição

Seção

Relato de Pesquisa