Ensino de avaliação psicológica a alunos com deficiências sensoriais: Expectativas e experiências.

Autores/as

  • Tatiane Zanfelici UFSCar

Palabras clave:

avaliação psicológica, deficiência visual, deficiência auditiva, inclusão, ensino superior.

Resumen

Pesquisas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de técnicas de avaliação psicológica parecem importantes quando consideradas as atuais políticas de inclusão nacionais. É possível que as experiências e expectativas dos profissionais e estudantes diante das possibilidades de ensino da Avaliação Psicológica a pessoas com deficiências estejam indicando tendências na atuação docente na área. O objetivo deste estudo foi o de identificar as expectativas e experiências de 33 profissionais envolvidos com a temática quanto ao ensino destas técnicas e sua instrumentação a alunos com deficiências em fase de formação profissional. Verificou-se que há correspondência quanto às possibilidades de ensino empregadas pelos profissionais do primeiro grupo e aquelas esperadas pelos respondentes do segundo grupo. Os respondentes do Grupo 2 parecem manter expectativas realistas das possíveis práticas de ensino que favoreçam o ensino de pessoas com necessidades especiais em Avaliação Psicológica, estando informados sobre métodos e estratégias disponíveis para tais fins.

Publicado

2016-09-13

Cómo citar

Zanfelici, T. (2016). Ensino de avaliação psicológica a alunos com deficiências sensoriais: Expectativas e experiências. Avaliação Psicológica, 12(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8232

Número

Sección

Estudo Teórico

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.