Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Declaro que foi realizada uma revisão cuidadosa do texto com relação ao Português e à digitação;

  • 2. Declaro que solicitei a um colega bilíngue que revisasse o Abstract e o Resumen;
  • 3. Declaro que revisei cuidadosamente o texto, no que diz respeito às normas de publicação da revista (seção Apresentação Formal do Manuscrito);
  • 4. Declaro que solicitei a um colega de área que fizesse uma apreciação prévia do manuscrito para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil;
  • 5. Sendo meu trabalho aceito para publicação, declaro que me comprometo a enviar uma declaração de revisão linguística, caso o texto esteja redigido em Inglês ou Espanhol;
  • 6. Declaro que segui criteriosamente o layout de submissão da revista disponível na seção "Apresentação formal do manuscrito";
  • 7. Declaro que nenhum material (figura, tabela, itens ou estímulos de testes, etc) incluído no presente trabalho está protegido por copyright ou diretrizes autorais;
  • 8) Concordo em pagar uma taxa de publicação, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), caso meu artigo seja aceito. Válido para artigos submetidos a partir de 22 de novembro de 2019.

Diretrizes para Autores

Roteiro de Apresentação Formal do Manuscrito

Os manuscritos de relatos de pesquisa e artigos de revisão odevem ter no máximo 25 páginas. As Figuras e Tabelas devem ser mantidas no corpo do texto, não enviadas em um arquivo à parte.

Comunicações breves devem ter no máximo 12 páginas com as Figuras e Tabelas no corpo do texto.

Notas técnicas e resenhas devem ter no máximo 8 páginas.

Não serão aceitos artigos teóricos.

As Normas de Publicação da revista se baseiam no Manual de Publicação da American Psychological Association - APA (2012, 6ª edição), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

                                       Template para o relato de pesquisa e comunicação breve

Template para o artigo de revisão

Partes do Manuscrito

Para agilizar os serviços de editoração eletrônica, utilize o Microsoft Office Word e seja econômico na utilização de comandos. A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo e página com todas as margens com 2,5cm. Os parágrafos devem ter 1,25cm de recuo a direita. Não utilize negrito, “aspas”, marcas d’água ou outros recursos de edição de texto que podem tornar o texto visualmente atrativo. Esses recursos dificultam a editoração. Palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, palavras em língua estrangeira como self, locus, rapport e etc., devem chegar à editoração já em itálico, e este será o único tipo de grifo permitido nos textos. Lembre-se, no entanto, que o Manual APA não recomenda uso de ênfases gráficas e grifos, pois estes podem distrair o leitor e atrapalhar o entendimento do texto.

1. Folha de Rosto Identificada

  1. Título em Português, em Inglês e em Espanhol (máximo de 12 palavras). O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo. Deve informar ao leitor o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países, ou outras informações geográficas.
  2. Título abreviado na língua principal do manuscrito (máximo 8 palavras).
  3. Nome de cada um dos autores com a respectiva afiliação institucional (incluir apenas o nome da universidade, cidade, sigla do estado e país).
  4. Notas sobre os autores (ver seção 1.1);
  5. Nota de rodapé com endereço completo de um dos autores para correspondência com o editor (incluir CEP, Fone, Fax e E-mail).
  6. Nota de rodapé com agradecimentos dos autores e informação sobre apoio institucional ao projeto.

ATENÇÃO: Como a revisão dos manuscritos é às cega quanto a identidade dos autores, a Folha de Rosto Identificada deve ser a única página do manuscrito com o nome e os endereços dos autores. É responsabilidade dos autores verificar que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do manuscrito (geralmente nos procedimentos). A Folha de Rosto Identificada não será encaminhada aos Consultores ad hoc.

A Revista Avaliação Psicológica não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem essa norma.

1.1. Notas sobre os Autores

Incluir uma breve descrição sobre a sua formação e as atividades atuais dos autores.  Não deve exceder mais que 3(três) linhas. Conforme segue o exemplo:

Nelson Hauck Filho é psicólogo (UFSM), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, campus Campinas.

2. Resumo e palavras-chave

Resumo em Português, com até 150 palavras. O resumo não precisa, necessariamente, incluir informações sobre a literatura da área e não devem ser incluídas referências no resumo. O objetivo deve ser claro, informando, se apropriado, qual o problema e as hipóteses do estudo. Apenas os resultados mais importantes e que respondem aos objetivos da pesquisa devem ser mencionados no resumo. De forma geral, o resumo deverá apresentar brevemente os objetivos, método, resultados e discussão do estudo.

Palavras-chave em Português (no mínimo 3 e no máximo 5, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula). Recomenda-se que as palavras-chaves não tenham sido citadas no título e no resumo do seu manuscrito.

Para utilizar descritores mais adequados, consulte o Thesaurus da APA (2015) ou o histórico de terminologias da BVS-Psi Brasil, facilitando a futura indexação de seu artigo.

2.1. Abstract e Resumen

Abstract (em Inglês) e Resumen (em Espanhol) devem ser mais do que a tradução literal do Resumo, ou seja, devem considerar às especificidades de cada idioma. Para alcançar esse fim, sugere-se que ambos sejam feitos simultaneamente. A Revista Avaliação Psicológica tem como procedimento padrão fazer a revisão final de Abstract e Resumen, reservando-se no direito de corrigi-lo, se necessário. No entanto, recomenda que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise tanto o Abstract quanto o Resumen, antes de submeter o manuscrito. Esse é um item muito importante de seu trabalho, pois será disponibilizado em todos os indexadores da revista.

Keywords: (tradução das palavras-chave em inglês, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula).

Palabras-clave: (tradução das palavras-chave em espanhol, em letras minúsculas e separadas com ponto e vírgula)

3.Estrutura e Conteúdo para os Diferentes Tipos de Pesquisa

A Revista Avaliação Psicológica publica estudos originais, preferencialmente relatos de pesquisa, mas também comunicações breves, artigos de revisão da literatura, notas técnicas e resenhas de livros importantes da área. A Tabela 1 apresenta diferentes definições para cada tipo de estudo e algumas especificações metodológicas.

Tabela 1

Tipos de Estudos, Definições e Estruturação do Manuscrito

Tipo de estudo

Definição

Subtópicos do manuscrito

Páginas

Relato de pesquisa

Publicação com finalidade de testar hipóteses, investigar a relação de diferentes construtos ou apresentar novas análises de dados não consideradas ou abordados em estudos anteriores. Este tipo de pesquisa é proveniente de coleta de dados com seres humanos aprovado por um comité de ética filiado ao CONEP. Esse tipo de manuscrito tipicamente possui seções distintas que refletem e detalham os estágios da pesquisa.

Introdução

Até 25

Método

Participantes

Instrumentos

Procedimentos

Análise de dados

Resultados

Discussão

Comunicação breve

Publicação com finalidade de descrever de forma sucinta os resultados de pesquisa cujos objetivos sejam restritos e específicos. O manuscrito possui a mesma estruturação do relato de pesquisa, porém apenas as informações essenciais são apresentadas na comunicação breve.

Introdução

Até 12

Método

Participantes

Instrumentos

Procedimentos

Análise de dados

Resultados

Discussão

Artigo de revisão

Publicação com finalidade de apesentar uma avaliação crítica de estudos anteriores. Os autores definem um problema de pesquisa, sintetizam os resultados dos estudos anteriores para informar ao leitor o estado da pesquisa sobre determinado tema, identificam a relação e/ou contradições, lacunas e inconsistências na literatura a fim de sugerirem os próximos passos do estudo.

As revisões sistemáticas possuem critérios de sistematização para a estratégia de busca, seleção dos estudos, análises da qualidade do relato, risco de vieses e outros critérios para maximizar a relevância e qualidade dos resultados.

Os estudos de metanálise utilizam procedimentos quantitativos para combinar estatisticamente os resultados de estudos anteriores, com a finalidade de demonstrar o tamanho do efeito sobre determinado tema de interesse no campo de estudo.

Recomenda-se que as revisões sistemáticas e metanálises submetidas estejam em consonância com os itens Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA)

Introdução

Até 25

Estratégia de busca

Critérios de elegibilidade

Seleção dos estudos

Extração dos dados

Resultados

Fluxograma

Discussão

       
 
 

Nota técnica

Publicação com finalidade de divulgar informação técnica vinculada a trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas diferentes áreas da Avaliação Psicológica. Apresenta uma avaliação integral o conteúdo intelectual ou cientifico de determinado publicação, obra, política ou programa a fim de propor alternativas para superar eventuais inconsistências ou divergências sobre a obra analisada.

Introdução

Até 8

Análise técnica

Conclusão ou Considerações finais

Resenha de livros

Publicação com finalidade de apresentar uma descrição minuciosa dos aspectos relevantes de uma determinada obra literária. A síntese acerca de determinada obra deverá guiar o leitor sobre a produção cientifica de um campo de estudo específico. A escrita da resenha deverá apresentar imparcialidade e priorizar a síntese de informações essenciais cientificamente fundamentadas. O título da resenha deverá ser diferente do título do livro.

Não se aplica

Até 8

Não é necessário apresentar o tópico “introdução” antes de iniciar o texto

Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Utilize o negrito no subtítulo e separe-os usando uma linha em branco.

Em alguns casos, pode ser conveniente apresentar Resultados e Discussão juntos, embora esta estratégia não seja recomendável como regra geral.

A Revista Avaliação Psicológica recomenda a revisão do texto, observando ligação entre as seções e subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Os objetivos do estudo devem ser claramente explicitados no início do texto, remetendo à revisão da literatura existente na área e aos procedimentos metodológicos.

As palavras Figuras e Tabelas, que aparecerem no corpo do texto, devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. Expressões como “a Tabela acima” ou “a Figura abaixo” não devem ser utilizadas porque, no processo de editoração, sua localização pode ser alterada. As Normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com as suas especificidades. Para mais informações sobre os tipos de formatação de tabelas e figuras consulte o capítulo cinco do manual da APA (p. 160 a 196).

5. Citação

Observe, com muita atenção, as normas de citação. Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Na primeira citação, todos os sobrenomes dos autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos do ano de publicação.

A citação literal de um texto exige a referência do número da página do trabalho do qual foi extraída e deve ser apresentada entre aspas, com recuo da margem esquerda, quando citações longas excederem mais de quatro linhas. Todas as citações secundárias devem informar a referência original.

Evite, no entanto, sempre que possível, utilizar citações secundárias, especialmente quando o original pode ser recuperado com facilidade. Todavia, caso seja imprescindível, informe: sobrenome do autor, a data, o nome do autor que faz a citação original e a data de publicação do estudo.

Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de referências. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nessa seção.

6. Figuras e Tabelas

As Figuras e Tabelas devem ser apresentadas com as legendas e títulos, respectivamente e preferencialmente no próprio texto, ou ao final (recomendado não enviar como um documento a parte). Devem ser, preferencialmente, elaboradas usando os programas do Microsoft Office. Os títulos das Tabelas devem ser colocados no alto das mesmas e devem indicar seu conteúdo, em até 15 palavras.

A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, sendo os conectivos e preposições (‘de’, ‘com’, ‘para’ e etc.) e as demais letras devem ser minúsculas. O título completo deverá ser escrito em itálico. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela. Procure não utilizar abreviações nas Tabelas, mas se imprescindível indique-as claramente no texto.

As legendas das Figuras devem ser apresentadas abaixo das mesmas, sempre em letra minúscula. Lembre-se que as normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

Nas tabelas e no texto, ao informar resultados e análises, evite o uso de mais de duas casas decimais.

7. Lista de Referências

Todos os manuscritos submetidos à Revista Avaliação Psicológica deverão, sempre que possível, fazer referência a trabalhos publicados previamente na revista.

Inicie uma nova página para a seção de Referências, com título em negrito e centralizado. Utilize espaço duplo nessa seção e não deixe um espaço extra entre citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Para referir múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica. Ao coincidir autor e data, utilizar a primeira letra do título para listar as referências em ordem alfabética. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Cada uma das Referências deve aparecer como um novo parágrafo, deixando cinco espaços (0,75cm) da margem esquerda na segunda linha (use o tabulador). Revise as normas da revista antes de preparar suas referências para obedecer a todos os critérios.

Não use o comando negrito nessa seção. Os grifos devem ser em itálico conforme indicado no manual de publicação da APA.

Evite elaborar a lista de referências de forma manual. Em vez disso, opte por programas eletrônicos de gerenciamento de referências tais como Mendeley, Zotero e Endnote.

Dúvidas sobre como fazer as citações e a lista de referências do seu manuscrito?

Orientações para citação e referências

8. Anexos e apêndices

Os anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as referências, com título em negrito e centralizado. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto, maiúsculas (A, B, C e assim por diante), e intitulados adequadamente. Somente utilize anexos se isto for realmente imprescindível para a compreensão do texto. Ao invés de incluir instrumentos ou outros materiais, os autores podem optar por informar aos leitores, por meio de uma Nota, sobre a disponibilidade dos mesmos e os procedimentos para serem obtidos. Se desejar, consulte o IBAP sobre a possibilidade de disponibilizar esses materiais no seu site.

Diretrizes para autores

Deseja tornar o processo editorial mais ágil?

Garantir a qualidade do seu manuscrito facilitará o processo editorial mais ágil. Recomendamos que os autores verifiquem a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

Faça uma revisão cuidadosa do texto com relação ao Português e à digitação;

Solicite a um colega bilíngue que revise o Abstract e o Resumen;

Revise cuidadosamente o texto, no que diz respeito às normas de publicação da revista (seção Apresentação Formal do Manuscrito);

Solicite a um colega de área que faça uma apreciação prévia de seu manuscrito para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ági.

Siga criteriosamente o layout de submissão pela revista disponível na seção “Apresentação formal do manuscrito”.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores para correção. Não havendo retorno, os trabalhos que não se enquadrarem ás normas serão arquivados

A carta de submissão, em arquivo PDF, deverá ser inserida assinada pelo autor responsável pela submissão, na seção “Resumo”, selecionando a opção “Incluir documento suplementar”. O documento poderá ser baixado no link abaixo:

                                                         Carta de submissão 

 

 

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