#ficaemcasa?: aumento da regulação emocional de crianças na pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200023Palavras-chave:
regulação emocional, psicologia do desenvolvimento, infância, covid-19, pandemiaResumo
A Regulação Emocional é um importante recurso no desenvolvimento infantil, especialmente em contextos de adversidades. A chegada da pandemia da Covid-19 trouxe necessidade de medidas como quarentena e distanciamento social, gerando possíveis desafios a saúde mental de crianças. O objetivo deste estudo foi comparar a percepção de pais sobre a regulação emocional dos filhos antes e durante a quarentena. Os resultados mostraram correlações positivas entre variáveis cognitivas e comportamentais sobre o Covid-19, como percepção de risco, exposição ao vírus, cuidados preventivos, distanciamento social e conhecimento sobre o Covid-19 com a regulação emocional. Inesperadamente, na percepção dos pais, foi identificado um aumento da regulação emocional das crianças durante o período da quarentena. Estes dados podem fornecer informações sobre o desenvolvimento emocional infantil, direcionando as medidas de prevenção a saúde mental para o contexto de suporte parental e psicoeducação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos de Psicologia (Natal)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.