“Matar o velho homem, nascer de novo”: Representações Sociais de homem entre fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210026

Keywords:

masculinidade, religiosidade, psicologia social, representação social

Abstract

Considerando a centralidade da vida religiosa na cultura brasileira e as exigências de mudança impostas pela experiência de conversão, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e analisar as implicações da experiência de conversão ao neopentecostalismo nos processos de construção identitária masculina. Na perspectiva da Teoria das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com 12 homens, frequentadores da IURD, com idades entre 19 a 62 anos. As narrativas foram analisadas por meio da Análise Fenomenológica Interpretativa. Os resultados revelam que a experiência de conversão divide a biografia dos sujeitos e, a partir dela, os convertidos se envolvam num intenso processo de reorganização do modo como percebem a si mesmos e os outros, exigindo uma reconstrução de suas identidades pessoais e sociais, incluindo o modo como percebem e exercem suas masculinidades.

Author Biographies

Alberto Mesaque Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicologo (Centro Universitario UNA), Mestre em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais), Doutor em Psicologia (Universidade Federal de Minas Gerais). Professor dos cursos de Psicologia da Faculdade Pitagoras de Betim e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo BH)

Adriano Roberto Afonso do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFNG) e Docente-orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Published

2021-10-01

How to Cite

Martins, A. M., & Nascimento, A. R. A. do. (2021). “Matar o velho homem, nascer de novo”: Representações Sociais de homem entre fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Estudos De Psicologia (Natal), 26(3), 273–285. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210026

Issue

Section

Social Psychology of Work