“Matar o velho homem, nascer de novo”: Representações Sociais de homem entre fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus
DOI:
https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210026Palabras clave:
masculinidade, religiosidade, psicologia social, representação socialResumen
Considerando a centralidade da vida religiosa na cultura brasileira e as exigências de mudança impostas pela experiência de conversão, esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e analisar as implicações da experiência de conversão ao neopentecostalismo nos processos de construção identitária masculina. Na perspectiva da Teoria das Representações Sociais, foram realizadas entrevistas com 12 homens, frequentadores da IURD, com idades entre 19 a 62 anos. As narrativas foram analisadas por meio da Análise Fenomenológica Interpretativa. Os resultados revelam que a experiência de conversão divide a biografia dos sujeitos e, a partir dela, os convertidos se envolvam num intenso processo de reorganização do modo como percebem a si mesmos e os outros, exigindo uma reconstrução de suas identidades pessoais e sociais, incluindo o modo como percebem e exercem suas masculinidades.
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