Representações sociais da devolução na adoção: tensionamentos e estratégias possíveis

Autores/as

  • Juliana Gomes Fiorott Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andréia Isabel Giacomozzi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Andréa Barbará da Silva Bousfield Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Maria Justo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aline Daniela Sauer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210008

Palabras clave:

devolução, adoção, representações sociais, poder judiciário, abrigo

Resumen

A concepção da adoção vem se transformando ao longo dos tempos. Apesar de ser uma medida irrevogável, a devolução de crianças e/ou adolescentes na adoção é recorrente. A devolução é o ato de desistência da adoção feito por parte dos adotantes e nestes casos, essas crianças ou adolescentes sofrem um novo rompimento de vínculos e retornam às instituições de acolhimento. A presente pesquisa teve o objetivo compreender as representações sociais sobre a devolução de crianças e adolescentes na adoção para profissionais do Poder Judiciário e do Acolhimento Institucional. Realizou-se um estudo de caso qualitativo em que foram entrevistados 30 sujeitos. A análise de dados foi realizada com o auxílio do programa informático IRaMuTeQ. Como resultados, foram identificadas as dimensões constituintes das representações sociais da devolução na adoção e peculiaridades nos enunciados de profissionais no Acolhimento Institucional quando comparados aos profissionais do Poder Judiciário.

Biografía del autor/a

Juliana Gomes Fiorott, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário FADERGS.

Andréia Isabel Giacomozzi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós doutora pela UNIPD - Università degli Studi di Padova - Itália (2019). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestrado (2004) e Doutorado em Psicologia também pela UFSC (2008)

Andréa Barbará da Silva Bousfield, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2007) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós- doutorado no Instituto Universitário de Lisboa ? ISCET-IUL - Lisboa - Portugal (2017) e Pós-doutorado na Università degli Studi di Padova ? Unipd - Itália (2018)

Ana Maria Justo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Social da Aix-Marseille Université, na França. Atualmente é professora adjunta do departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina

Aline Daniela Sauer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Contestado (UnC). Graduação em Educação do Campo - Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UFSC. Especialização em andamento em Permacultura pela UFSC.

Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Fiorott, J. G., Giacomozzi, A. I., Bousfield, A. B. da S., Justo, A. M., & Sauer, A. D. (2024). Representações sociais da devolução na adoção: tensionamentos e estratégias possíveis. Estudos De Psicologia (Natal), 26(1), 68–81. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20210008

Número

Sección

Temas de Políticas Sociales: Sistema de Garantía de Derechos y Asistencia Social