Contribuições do Existencialismo Sartriano aos Cuidados Paliativos Oncológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20033

Palavras-chave:

Cuidados paliativos, Existencialismo, Câncer, Psicologia.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teóricas sobre contribuições do existencialismo sartriano à compreensão da experiência vivida por pacientes com câncer em final de vida e seus familiares. O produto da análise de materiais bibliográficos foi organizado em categorias. Os resultados destacam que, em uma perspectiva sartriana, privilegiam-se ações de mediação a pacientes e familiares para reformulação e viabilização de seus projetos de ser, visto que a perspectiva da morte não se constitui como obstáculo à liberdade, mas dá a ela novos contornos. Assim, morrer é ainda uma das dimensões da vida; não é, portanto, sinônimo de morte. Esse entendimento proporciona dignidade nessa etapa final do viver e abertura de um importante campo de atuação de psicólogos e demais profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Fabíola Langaro, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2008), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe (2014), Título de Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Regional de Psicologia e Especialista em Psicologia Existencialista Sartreana pela Unisul (2016), Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Docento do curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina.     

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

É Professora Titular no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção pela Universidade de Valencia - Espanha (2012) e na University of Miami (2019). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, Prevenção ao Abuso de Drogas, Avaliação de programas de prevenção e promoção da saúde, atenção psicossocial, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do PSICLIN/UFSC. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP).  

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Langaro, F., & Schneider, D. R. (2021). Contribuições do Existencialismo Sartriano aos Cuidados Paliativos Oncológicos. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20033

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.