Psicodança como Ação Terapêutica

Relato de Experiência Durante a Pandemia de Covid-19

Autores

  • Loristeffane Castro Moreira Universidade Federal do Amazonas
  • Consuelena Universidade Federal do Amazonas
  • Sander Firmo de Souza Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22472

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Psicologia; Dança; Enfrentamento; Pandemia;

Resumo

O presente relato de experiência se constituiu como uma iniciativa que integrou ações do Comitê de Enfrentamento Contra a COVID-19, da Universidade Federal do Amazonas. Seu objetivo foi demonstrar a sistematização de uma atividade grupal on-line, para o enfrentamento do período de afastamento social. Para viabilização das atividades de dança e rodas de conversa, foram utilizados aplicativos e redes sociais, com momentos síncronos e assíncronos, através de gravações de vídeos com coreografias, lives de dança via Instagram, e roda de conversas pela plataforma Google Meet. Participaram alunos e servidores da UFAM, bem como, comunidade externa, incluindo pessoas de outros estados. Utilizamos conceitos da psicologia fenomenológico-existencial. A experiência com a dança foi além do exercício físico, minimizou ansiedade, preocupações e estresse. Aproximou histórias e possibilitou a construção de novos vínculos afetivos.

Biografia do Autor

Loristeffane Castro Moreira, Universidade Federal do Amazonas

Loristeffane Castro Moreira. Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica- PIBIC (2020-2021). Aluna de dança pelo Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro; Estagiária no campo da Psicologia Fenomenológico- existencial no Serviço de Atendimento Especializado para pessoas que vivem com HIV (SAE) e Serviço de atendimento à vítima de violência sexual da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA-AM). Atualmente estagiando como bolsista de Psicologia da Unidade de Internação Dr. Nelson Antunes da Fundação de Medicina Tropical FMT/HVD-AM (2020-2021). Email: loristeffanemoreira@gmail.com

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2112-294X

Consuelena , Universidade Federal do Amazonas

Consuelena Lopes Leitão. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente professora adjunta do curso de graduação da Faculdade de Psicologia da Ufam. Coordena projetos de extensão, estágios supervisionados e pesquisas envolvendo os temas gênero, HIV, violência, arte, psicologia fenomenológico-existencial e movimentos corporais. Email: consuelena@gmail.com

Orcid Id: https://orcid.org/0000-0002-7459-4089

Sander Firmo de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Sander Firmo de Souza. Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Psicologia Professor Psicólogo Waldir dos Santos Costa (CAPSICO-UFAM) - Gestão 2019-2020 e 2020-2021. Membro das Comissões Organizadora das VIII e IX Semana de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (SEMPSI-UFAM). Atualmente estagiando como Bolsista de Psicologia do Espaço de Atendimento Psicossocial (EPSICO) da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Faz parte da comissão organizadora das ações em conjunto entre o EPSICO-UEA e o projeto Nós da Linha de Frente - UEA. Email: sfs.connect@gmail.com

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-8006-6637

     

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Amatuzzi, Mauro Martins. (2009). Psicologia fenomenológica: uma aproximação teórica humanista. Estudos de Psicologia (Campinas), 26(1), 93-100. Recuperado em 28 de Março de 2021, de https://doi.org/10.1590/S0103-166X2009000100010

Armstrong, J,. Botton, A. (2014). Arte como terapia (1º ed.). (D. Bottmann, Trad.). Rio de Janeiro: Intrínseca.

Aquino, Estela M. L., Silveira, I. H., Pescarini, J. M., Aquino, R;, Souza-Filho, J. A., Rocha, A. S., Ferreira, A., Victor, A., Teixeira, C., Machado, D. B., Paixão, E., Alves, F. J. O., Pilecco, F., Menezes, G., Gabrielli, L., Leite, L., Almeida, M. C. C., Ortelan, N., Fernandes, Q. H. R. F., Ortiz, R. J. F., Palmeira, R. N., Pinto, E. P., Jr., Aragão, E., Souza, L. E. P. F., Barral, M., N., Teixeira, M. G., Barreto, M. L., Ichihara, M. Y., & Lima, R. T. R. S. (2020). Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(Suppl. 1), 2423-2446. Epub, 05 de Junho de 2020. https://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020

Barbosa, Márcio F. (1998). A noção de ser no mundo em Heidegger e sua aplicação na psicopatologia. Psicologia: Ciência e Profissão, 18(3), 2-13. https://doi.org/10.1590/S1414-98931998000300002

Cardinalli, Ida Elizabeth. (2015). Heidegger: o estudo dos fenômenos humanos baseados na existência humana como ser-aí (Dasein). Psicologia USP, 26(2), 249-258. Recuperado em 30 de Março de 2021, de https://doi.org/10.1590/0103-656420135013

Carmo, P. S. (2004). Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: Educ.

Casanova, M. A.(2013). Heidegger e o escuro do existir: esboços para uma interpretação dos transtornos existenciais. In: Evangelista, Paulo Eduardo R. A. (Org.). Psicologia fenomenológico-existencial – Possibilidades da atitude clínica fenomenológica. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Via Verita.

Castro, E. D. (2006)., Corporeidade e Saúde Mental: Experimentações em Terapia Ocupacional. In Arcuri, I. (Org.). Arteterapia de Corpo e Alma. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Consani, C.F. (2020). A soberania dos Estados e os limites das instituições internacionais na pandemia do coronavírus. In Borges, M. de L., Reich, E., Xavier. R. C (Orgs). Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis, SC: Néfiponline. http://www.nefipo.ufsc.br/files/2012/11/LIVRO.-Reflex%C3%B5es-sobre-uma-pandemia-2020.pdf

Costa, L da C,. Goto, T.A,. Holanda, A.F. (2018). Fenomenologia transcendental e a psicologia fenomenológica de Edmund Husserl. Revista do NUFEN, 10(3), 38-54. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-25912018000300004&lng=pt&nrm=iso

FORGHIERI, Y. C. (2002) Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thonson Learning.

Heidegger, M. (1988) Ser e tempo. Rio de Janeiro: Vozes.

Holanda, A. (1997). Fenomenologia, psicoterapia e psicologia humanista (v.14, n.2). São Paulo: Estudos de Psicologia.

Lima, Rossano Cabral. (2020). Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(2), e300214. Epub, 24 Julho, 2020.https://doi.org/10.1590/s0103-73312020300214

MARTINS, J. (2006). Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação (1a ed.). São Paulo: Centauro.

­­­­NUNES, B. (2002) Heidegger & ser e tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Silva, M. de L. (2009). A intencionalidade da consciência em Husserl. RAC-Eletrônica, 1(1), 45-53. Recuperado em 15 Março, 2021, de

http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=3

Stegmuller, W. (1997). Filosofia contemporânea: introdução crítica. São Paulo: EPU.

Stein, E. (2003). La Estructura de la Persona Humana. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos.

Downloads

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Castro Moreira, L., Lopes Leitão, C. ., & Firmo de Souza, S. . (2021). Psicodança como Ação Terapêutica: Relato de Experiência Durante a Pandemia de Covid-19. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22472

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.