no No Meio do Estágio Tinha uma Pandemia

Experiência como Aprendizes da Clínica

Autores

  • Sílvia Raquel Santos de Morais UNIVASF_ Univ Federal do Vale do São Francisco
  • Sra Mirela Cavalcanti universidade federal do vale do são francisco
  • Sra Amanda Rocha universidade federal do vale do são francisco

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22424

Palavras-chave:

Supervisão Clínica

Resumo

Esta pesquisa origina-se da experiência de estágio profissionalizante em Psicologia em um serviço-escola de Pernambuco, durante a pandemia do COVID-19. Objetivou-se tematizar essa experiência antes e durante a pandemia; elencando os principais desafios enfrentados durante a transição dos atendimentos clínicos presenciais para a modalidade remota. A aprendizagem da clínica psicológica foi discutida em uma perspectiva Fenomenológica Existencial, ao modo de Heidegger. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em formato de relato de experiência. Para tanto, utilizou-se de diários de campo contendo anotações do contexto vivido e das supervisões de atendimentos remotos, os quais foram interpretados pela analítica do sentido. Como resultado, destaca-se a experiência de estágio perpassada por angústia, cansaço, compromisso ético e desconfiança encoberta. A recomposição do processo formativo apresentou-se como principal desafio. Conclui-se que a supervisão, a abertura para mudança e a compreensão da ação clínica para além do instituído foram cruciais para o aprendizado em questão.

Biografia do Autor

Sílvia Raquel Santos de Morais, UNIVASF_ Univ Federal do Vale do São Francisco

Psicóloga. Doutora em psicologia pelo programa de pós-graduação em psicologia UFES. Professora adjunta do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF, Campus Petrolina-PE.

Sra Mirela Cavalcanti, universidade federal do vale do são francisco

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco e membro do Laboratório de Psicologia Social, Lapso - UNIVASF.

Sra Amanda Rocha, universidade federal do vale do são francisco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Santos de Morais, S. R., Guimarães Cavalcanti, M. ., & Fernandes Rocha, A. . (2021). no No Meio do Estágio Tinha uma Pandemia: Experiência como Aprendizes da Clínica. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22424

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