A Clínica Gestáltica Sob a Ótica do Psicoterapeuta Iniciante

Autores

  • Carlos Ming-Wau Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Yadja do Nascimento Gonçalves Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN
  • Deyseane Maria Araújo Lima
  • Márcia Duarte Medeiros Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN

Palavras-chave:

Gestalt-terapia, Versão de Sentido, Ciclo do Contato

Resumo

A clínica gestáltica prioriza o vivido e o entrelaçamento da teoria e prática como componentes indissociáveis na constituição do setting psicoterapêutico. O objetivo desse artigo é discutir a clínica gestáltica do ponto de vista do psicoterapeuta iniciante, a partir de um caso clínico. Toma-se como ponto de partida as considerações do psicoterapeuta no uso da gestalt-terapia, atravessado pelo ciclo do contato e pela versão de sentido como referenciais teórico e vivencial que iluminaram sua propedêutica prática clínica. Os bloqueios do contato impossibilitavam Teresa de seguir o fluxo de sua vida e experienciar o aqui-agora, impedindo o surgimento de awareness e o fechamento de situações inacabadas. Os fatores de cura foram percebidos quando Teresa passou a dar sentido às suas dores anímicas. A versão de sentido possibilitou o relato dos acontecimentos do encontro, na ênfase do vivido do psicoterapeuta, com a proposta de dar rumo ao divagar existencial de Teresa.

Biografia do Autor

Carlos Ming-Wau, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Psicólogo (2017) graduado pela Devry | Fanor. Mestrando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. E-mail: carlosmingwau@yahoo.com.br.

Yadja do Nascimento Gonçalves, Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN

Psicóloga do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC) e docente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (Universidade Estadual do Ceará) e Residência em Psicologia Hospitalar (HUWC/Universidade Federal do Ceará).

Deyseane Maria Araújo Lima

Psicóloga Clínica. Doutora em Educação. Mestre em Psicologia. Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia).  Especialista em Educação à Distância. Especialista em Educação Inclusiva. Formação em Gestalt-Terapia. Formação em Gestalt-terapia com crianças e adolescentes. Formação em Gestalt-terapia com casais e famílias. Diretora da Vincular: Centro de Estudos, Pesquisa e Psicoterapia. Professora da Graduação e Pós-graduação em Psicologia.

Márcia Duarte Medeiros, Centro Universitário Fanor Wyden - UNIFANOR WYDEN

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

Ming-Wau, C., Nascimento Gonçalves, Y. do, Araújo Lima, D. M., & Duarte Medeiros, M. (2021). A Clínica Gestáltica Sob a Ótica do Psicoterapeuta Iniciante. REVISTA DO NUFEN: PHENOMENOLOGY AND INTERDISCIPLINARITY, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/nufen/article/view/16022

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.