Emergências e Desastres: Atuação de Psicólogos(as) de Orientação Clínica em Santarém/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.21468

Palavras-chave:

Psicologia, Desastres, Atuação do Psicólogo

Resumo

Este estudo objetivou identificar se profissionais de Psicologia atuantes na clínica tradicional se sentem aptos para trabalhar em situações de emergências e desastres. Foi realizada pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, através de entrevista semi-estruturada realizada com 10 psicólogos clínicos de Santarém -Pará. Observou-se que a maioria dos profissionais, de acordo com as suas especializações e experiências em âmbitos semelhantes a de emergências, afirmam se sentirem aptos para atuar em situações de desastres e em outros momentos notou-se a contradição nas respostas, enfatizando a necessidade de maiores estudos na área, principalmente nas formações em psicologia existentes na região.

Biografia do Autor

Eloísa Amorim de Barros, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2012). Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2019).Especialização em Saúde na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, na modalidade Residência Multiprofissional, pela Universidade do Estado do Pará (2015).  Atualmente é professora do curso de Psicologia do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) e atua na clínica.

MylenaSocorro Corrêa de Sousa, Instituto Esperança de Ensino Superior - IESPES

Psicóloga formada pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Atuação em Psicologia clínica.

Taynara da Silva Campos

Psicóloga formada pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Atuação em Psicologia clínica.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

de Barros, E. A., Sousa, M. C. de, & Campos, T. da S. (2021). Emergências e Desastres: Atuação de Psicólogos(as) de Orientação Clínica em Santarém/PA. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.21468

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.