O Manejo de Profissionais da Saúde com Questões Espirituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20352

Palavras-chave:

práticas espirituais, questões espirituais, qualidade de vida

Resumo

Embora a religiosidade e a espiritualidade possibilitem bem-estar aos pacientes e que o que era comum às religiões, espiritualidades e crenças passou a ser visto com reconhecimento de causa científica, as questões religiosas e espirituais continuam ainda desconfortáveis aos profissionais da saúde. Para tanto, o objetivo geral deste artigo foi investigar se tais profissionais manejam tais questões junto a seus pacientes nas esferas de saúde pública e privada. Por meio de uma revisão sistemática da literatura científica nas bases de dados on-line SciELO, LILACS e PePSIC-BVS com os descritores “práticas espirituais” AND “Psicologia”, identificou-se 10 artigos. Concluiu-se que os profissionais da saúde que mais manejam as questões espirituais de seus pacientes foram os psicólogos e os enfermeiros com variações entre escuta qualificada, uma atenção possível, intervenção RIME, inibição, falta de informação e certa negligência. A contribuição do manejo em relação ao bem-estar dos pacientes quando compartilhada foi positiva.

Biografia do Autor

Stella Maris Souza Marques, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atual mestranda bolsista CAPES em Psicologia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Encerrando a Especialização em Fenomenologia Existencial e Humanista.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Marques, S. M. S. (2021). O Manejo de Profissionais da Saúde com Questões Espirituais. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20352

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.