Escala do Processo Terapêutico como Instrumento de um Estudo de Caso

Autores

  • Letícia Maia Amaral
  • André Amorim Martins Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.21112

Palavras-chave:

Técnicas psicoterapêuticas, Terapia centrada no cliente, Psicologia humanista, Empatia

Resumo

Utilizamos a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) no intuito de fomentar o estudo de caso desenvolvido através de uma experiência de atendimento individual, com o objetivo de compreender como foi estabelecida a relação terapêutica. Utilizamos como referência a Escala do Processo Terapêutico, conceituada em 7 etapas. No estudo de caso, a Participante (mulher de 44 anos) alcançou – dentre as sete etapas - o terceiro e o quarto estágio da psicoterapia, considerados como momento de grande importância do processo terapêutico devido a presentificação dos sentimentos e do eu. Foi possível estabelecer, em um grau satisfatório, as condições necessárias para a mudança de personalidade. Entende-se, portanto, que o desenvolvimento do cliente trata-se de um processo irregular e que não está pronto e nem acabado.

Biografia do Autor

Letícia Maia Amaral

Graduada em Psicologia pela Univeridade do Estado de Minas Gerais.

André Amorim Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ciências, professor universitário do Curso de Psicologia, Líder do Núcleo de Psicologia sobre Educação, Paz, Saúde, Subjetividade e Trabalho, UEMG Divinópolis.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Maia Amaral, L., & Amorim Martins, A. (2021). Escala do Processo Terapêutico como Instrumento de um Estudo de Caso. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.21112

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.