Plantão Psicológico On-Line a Estudantes Universitários Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

  • CINTIA BEZERRA UFRN
  • Kilvia Pereira Moura
  • Elza Dutra

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22515

Palavras-chave:

Plantão Psicológico, Ensino Superior, Terapia Online, Fenomenologia Existencial, Sofrimento

Resumo

A pandemia da covid-19 impactou sobremaneira toda a humanidade. No Brasil, vivemos além da crise sanitária, uma crise política e social. Tempo marcado pela angústia frente à morte que se anuncia cotidianamente e por significativa ansiedade diante da ausência de qualquer perspectiva de mudança do caos instalado. Voltamo-nos especificamente para as universidades que foram afetadas em todos os níveis. Estudantes e servidores precisaram se rearranjar e inaugurar um novo modo de habitar o ensino superior, agora remotamente. A equipe de Psicologia da assistência estudantil somou esforços para oferecer um espaço de escuta a estudantes universitários através de plantão psicológico on-line. Realizamos a leitura dessa experiência sob a ótica da hermenêutica heideggeriana e apontamos alguns achados a respeito dos limites e possibilidades do atendimento on-line, bem como da fundamental importância de se disponibilizar meios para enfrentamento de tensões e dores provenientes desse tempo tão difícil de pandemia.

Palavras-chave: Plantão Psicológico; Ensino Superior; Terapia Online; Fenomenologia Existencial; Sofrimento.

Biografia do Autor

Kilvia Pereira Moura

Graduanda do 9° período em Psicologia (UFRN). Estagiária da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE/UFRN) e do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA/UFRN).

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

BEZERRA, C., Pereira Moura, K. ., & Dutra, E. (2021). Plantão Psicológico On-Line a Estudantes Universitários Durante a Pandemia da Covid-19. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22515

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic

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