Ressignificando o abandono infantil:

a influência da espiritualidade na superação de traumas em meninas acolhidas pela Casa de Nazaré

Autores

  • Maria Stephanie Barros Cartaxo Universidade de Salamanca
  • Ticiana Antunes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v17i1.25470

Palavras-chave:

Fenomenologia, Ser Pessoa, Família

Resumo

O trabalho foca a experiência do abandono infantil, por estudo de caso sobre as vivências de meninas em situação de incúria abrigadas pela Casa de Nazaré, em Arcoverde, Pernambuco. Destaca-se como o sentido da vivência do abandono pode ser ressignificado por meio da prática religiosa. Dessa forma, analisa-se algumas repercussões existenciais desta condição. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório foi aprovada por comitê de ética;  realizada por meio de uma revisão bibliográfica, em bases de dados  BVS, IndexPsi, PePSIC e SciELO, com os descritores: Ser Pessoa, Fenomenologia, Psicologia Existencial, Família e Abandono, sem limitação de data. Utilizou-se, ainda, a inteligência artificial (IA) Perplexity, para realizar levantamento e resumir textos mais extensos. Para a análise dos dados, utilizou-se o software Iramuteq, resultando em nuvens de palavras. A análise de conteúdo revelou que o abandono infantil expõe as vulnerabilidades, e, aponta a espiritualidade como elemento no processo de resiliência das depoentes.

Biografia do Autor

Ticiana Antunes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará (2008) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016). Foi Primeira Secretária da Associação Nacional de História - Secção Ceará (Gestão 2018-2020), membro participante do Observatório Cearense de Cultura Alimentar e Agente de Gestão da Inovação Educacional - Seduc (2021). Tem ainda experiência na área de arte educação, atuando como monitora de Museus, além de professora de ensino médio, tendo lecionado no Colégio Militar de Fortaleza e, atualmente, atuando na rede pública de ensino na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral José Maria Pontes da Rocha. No ensino superior foi professora da Universidade Vale do Acaraú nos cursos de História, e no Centro Universitário Unifanor, onde lecionou nos curso de Gastronomia, Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia. Tem pesquisas desenvolvidas na área de História, Política, Movimentos Sociais Indígenas e Cultura da Alimentação, com ênfase em Ceará e Brasil, atuando principalmente na temática indígena, com abordagem em movimento político, protagonismo indígena, etnicidade, etnogênese e reelaboração identitária. Durante o ano de 2019 tornou-se mãe de gêmeos.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

Barros Cartaxo, M. S., & de Oliveira Antunes, T. (2025). Ressignificando o abandono infantil: : a influência da espiritualidade na superação de traumas em meninas acolhidas pela Casa de Nazaré. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 17(1). https://doi.org/10.26823/rnufen.v17i1.25470

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