Entre a Morte e a Experiência da Finitude: Histórias e Diálogos com o Contemporâneo

Autores

  • Jean Elyson Rodrigues Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • jurema barros dantas Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Adryssa Bringel Dutra Faculdade Princesa do Oeste (FPO)

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20275

Palavras-chave:

Morte, Finitude, Cultura, Contemporaneidade

Resumo

Factualmente, parece haver um enorme distanciamento e dificuldade de tematizar a própria morte na contemporaneidade. Na maior parte das vezes, pensamos a questão da morte como evento físico e/ou biológico, negligenciando nossa própria condição ontológica de entes finitos. Neste estudo dialogamos com a perspectiva da Fenomenologia com a proposta de ampliar a compreensão da morte enquanto fenômeno atravessado por múltiplos fatores históricos e sociais e, sobretudo, pela condição inalienável da existência. Podemos considerar que o fenômeno da morte em cada período sócio-histórico apresentou determinadas especificidades e, atualmente, tal fenômeno se caracteriza por modos muito próprios de significação e ressignificação da condição do homem diante de sua própria finitude. Acreditamos que esses modos no cenário contemporâneo ganham a exacerbação do medo, da negação e, muitas vezes, da própria evitação recorrente da condição de finitude inerente da vida.

Biografia do Autor

Jean Elyson Rodrigues Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro colaborador do LAPFES/ UFC (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

jurema barros dantas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Psicologia da UFC.  Professora do Mestrada em Saúde da Família (UFC/ FIOCRUZ). Doutora em Psicologia Social pela UERJ, Mestre em Estudos da Subjetividade pela UFF, Especialista em Psicologia Clínica pelo IFEN. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES)

Adryssa Bringel Dutra, Faculdade Princesa do Oeste (FPO)

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós graduação da UFC. Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Princesa do Oeste (FPO). Membro colaboradora do LAPFES/ UFC (Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade)

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Borges, J. E. R., dantas, jurema barros, & Dutra, A. B. (2021). Entre a Morte e a Experiência da Finitude: Histórias e Diálogos com o Contemporâneo. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(1). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i1.20275

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.