Submissions
Relato de Pesquisa
Investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. O artigo deve conter introdução ao problema, objetivos, método, resultados, discussão e considerações finais. Dentre os artigos originais a preferência é por artigos de pesquisa.
Estudo Teórico
Análise de construtos teóricos ou de temas relevantes ao escopo da revista, levando a questionamentos de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Essa categoria inclui estudos sobre métodos de investigação científica na área.
Revisão da literatura (sistemática, de escopo/integrativa ou narrativa)
Análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Orientação Profissional e de Carreira. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise). Recomenda-se a utilização de metodologias específicas (por exemplo, PRISMA, Colaboração Cochrane, entre outras). Artigos de revisão deverão obrigatoriamente apresentar um diagrama de fluxo.Espera-se que os autores definam claramente o tipo de revisão, a/s pergunta/s norteadora/s da revisão e, na análise da produção científica, identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências existentes na literatura. Também é esperado que, a partir dos resultados, os autores sugiram os próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados.
Relatos Breves de Pesquisas
Investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. O artigo deve conter introdução ao problema, objetivos, método, resultados e discussão. Os artigos de relatos breves de pesquisas são limitados a 2.500 palavras no máximo (incluídos todas as partes do manuscrito, excluindo-se deste cômputo a folha de rosto).
Relato de Experiência Profissional
Estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação da eficácia, de interesse para a atuação de orientadores em diferentes cenários e contextos.
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