Submissions

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Author Guidelines

Orientações Gerais para Submissão

Todos os artigos devem ser submetidos de forma eletrônica pela página da Revista no OJS. Qualquer outra forma de envio não será aceita pelos Editores.

O descumprimento de QUALQUER UM dos itens descritos nas instruções aos autores e no checklist para autores é suficiente para a RECUSA do manuscrito em qualquer etapa/rodada de avaliação, motivo pelo qual a Comissão Editorial recomenda fortemente aos autores que façam minuciosa revisão/adequação formal do manuscrito antes da submissão.

A secretaria da revista verificará: (a) atendimento do manuscrito às instruções aos autores (normas de publicação); (b) atendimento do manuscrito ao checklist para autores. Caso haja pendências, os autores terão DUAS OPORTUNIDADES para adequação. Manuscritos pendentes mais de duas vezes por inadequação às instruções aos autores (normas de publicação) e ao checklist não poderão ser novamente submetidos/recebidos.

Editoração dos Manuscritos

Para agilizar os serviços de editoração eletrônica, utilize Microsoft Office Word ou editor de texto afim, seja econômico na utilização de comandos, limitando-se ao número de caracteres, incluídos os caracteres em branco, definidos na seção “Escopo e política” das normas. Os trabalhos devem ser digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço duplo (incluindo resumos, tabelas, figuras e referências), com alinhamento justificado, numeradas no alto da página, à direita. A página deverá ser tamanho A4, com formatação de margens de 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita) e recuo da primeira linha do parágrafo (tab = 1,25cm). Não utilize negrito, aspas, marcas d’água ou outros recursos que podem tornar o texto visualmente atrativo, mas que trazem problemas sérios para a editoração.

 

DOCUMENTO PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITO

No momento da submissão deve ser anexado no sistema (no campo indicado):

  • Arquivo em Word referente ao manuscrito, incluindo folha de rosto (não identificada), resumo, abstract, resumen, texto, referências e ilustrações.
  • Folha de rosto identifica (como documento suplementar e de acordo com o modelo disponibilizado). O documento está disponível para download em: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbop/libraryFiles/downloadPublic/247
  • Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais (DRT) disponível na aba Notícias (documento suplementar) - Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar os documentos. São permitidos somente assinaturas eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Toda a documentação deve ser enviada em formato PDF. Autores devem indicar três possíveis avaliadores sem conflito de interesses. O documento está disponível para download em: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbop/libraryFiles/downloadPublic/246
  • Checklist de submissão: assinado pelo autor de correspondência. Disponível em https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbop/libraryFiles/downloadPublic/250 
  • Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros), quando aplicável (documento suplementar)
  • Documento que ateste a permissão para uso, adaptação e tradução de escalas e questionários, quando aplicável (documento suplementar)

Orientações para artigos de construção, tradução e/ou adaptação de instrumentos

  1. Encaminhar obrigatoriamente a versão original da escala (na língua de origem) como documento suplementar no sistema;
  2. Recomenda-se que seja inserida a escala validada em português, com a disponibilização do conteúdo dos itens na íntegra, como apêndice do manuscrito (neste caso, a página referente a esse apêndice não será computada no limite de páginas estipulado pelas normas da revista);
  3. No caso de instrumentos comerciais, os itens do instrumento devem ser apresentados para a avaliação por pares, mas poderão ter seu conteúdo oculto após o aceite para a versão de publicação.

 

SUBMISSÃO

Os manuscritos encaminhados pelos autores, via OJS, recebem protocolo numérico de identificação. Em qualquer comunicação com a revista, os autores devem fazer referência ao número de registro. Para garantir que o processo editorial de seu manuscrito seja rápido e eficiente, é importante que, antes do envio para a revista, alguns passos sejam observados. Siga-os, lembrando que uma boa apresentação, além de assegurar a credibilidade de seu estudo, agilizará o processo editorial: (1) solicite a um de seus colegas de área ou de departamento que aprecie seu manuscrito e faça comentários críticos sobre seu estudo com base no formulário padrão para parecer, mencionado anteriormente; (2) revise cuidadosamente seu manuscrito com relação à correção gramatical e digitação, bem como os itens que devem compor sua correspondência para a revista; e (3) verifique se todos os critérios das Normas de Publicação foram atendidos e preencha o checklist no ato da submissão.

 

Partes do Manuscrito

A apresentação formal dos manuscritos deve obedecer à ordem descrita a seguir.

(a) Folha de Rosto Identificada (documento suplementar) – o modelo está disponível em: https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/rbop/libraryFiles/downloadPublic/247

  1. Título em português, em inglês e espanhol (máximo de 12 palavras em cada um). O título deve ser pertinente, conciso, claro, explicativo e criativo, evitando palavras desnecessárias e/ou redundantes. Deve informar ao leitor o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países, ou outras informações geográficas. Subtítulos devem ser utilizados apenas quando complementam o título.
  2. Título abreviado na língua principal do manuscrito para inclusão na legenda das páginas do artigo (máximo 50 caracteres, contando-se letras, pontuações e espaço entre as palavras).
  3. Nome completo de cada um dos autores
  4. Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir o nome da universidade, cidade, estado e país). Conforme diretrizes, os autores podem indicar apenas uma afiliação institucional.
  5. Endereço completo e e-mail do autor responsável pela comunicação direta com a Editoria Científica. Recomenda-se a indicação de endereço institucional.
  6. Informar, explicitamente, a contribuição de cada um dos autores no artigo, em texto corrido de até quatro linhas.
  7. Agradecimentos a colaboradores (conforme descrito na seção “Autoria” destas normas), informação sobre apoio institucional/financeiro ao projeto, caso procedam.
  8. Informações sobre os autores (três a quatro linhas sobre cada autor), conforme exemplo abaixo:

José Soares é psicólogo (UFBA), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, campus Campinas. Email: josesoares@gmail.com. ORCID ID: (inserir link completo)

  1. Informar se o artigo foi submetido a alguma plataforma de Preprints. Em caso positivo, informar o nome do repositório e a referência completa do artigo.
  2. Declaração de conflito de interesses
  3. Declaração de uso de inteligência artificial

 

Atenção: Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, a Folha de Rosto Identificada deve ser a única página do manuscrito com o nome e o endereço dos autores. É responsabilidade dos autores verificar que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do artigo. O nome do autor deve ser removido das propriedades do arquivo, a partir da ferramenta “Propriedades do documento”, opção do menu “Arquivo” do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado. É fundamental que o arquivo referente ao manuscrito não contenha qualquer forma de identificação de autoria, o que inclui menção às instituições a que os autores estão vinculados, detalhes no método que possibilitem a identificação/localização da origem etc. A Folha de Rosto Identificada, obviamente, não será encaminhada aos consultores ad hoc. A RBOP não se responsabiliza por procedimentos dos autores que não respeitem esta norma.

 

ESTRUTURA DO MANUSCRITO:

(b) Folha de Rosto sem Identificação

  1. Título completo em português, inglês e espanhol (máximo de 12 palavras).
  2. Título abreviado na língua principal do manuscrito (máximo 50 caracteres).

 

(c) Resumos (apresentados em sequência sem criar uma página para cada idioma)

  1. Resumo em Português: deverá ter até 120 palavras, em parágrafo único. Use sempre algarismos arábicos. No caso de relatos de pesquisas, o resumo deve apresentar brevemente os objetivos, método e principais resultados. O resumo não tem que, necessariamente, incluir informações sobre a literatura da área. Não devem ser incluídas referências, nem utilizadas siglas, abreviações ou citações. O objetivo deve ser claro, informando, caso seja apropriado, qual o problema e as hipóteses do estudo. Para os relatos de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais importantes, que respondem aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados no resumo. Os resumos devem ser redigidos de maneira corrida, sem interrupções de subtítulos. Lembre-se de que o resumo é uma das partes mais importantes do seu manuscrito. É por meio do resumo que os leitores terão o primeiro contato com o artigo, na busca na literatura científica por meio de um sistema eletrônico. Para tal, o resumo deve ser rico em informações e, ao mesmo tempo, sucinto. Inclua palavras-chave nos resumos para indexação. O resumo de uma revisão sistemática da literatura ou de um estudo teórico deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise ou organizador do estudo, fontes utilizadas (por exemplo, observação feita pelo autor, literatura indexada em bases) e conclusões.

Palavras-chave em português (no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula), de acordo com a terminologia utilizada pela American Psychological Association, Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou Terminologias em Psicologia da Biblioteca Virtual de Saúde. 
. Recomenda-se que as palavras-chaves não tenham sido citadas no título e no resumo do seu manuscrito.

 

  1. Abstract: Em inglês, compatível com o texto do resumo. O abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Keywords, compatíveis com as palavras-chave.

 

  1. Resumen: Em espanhol, compatível com o texto do resumo. O resumen deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de Palabras clave, compatíveis com as palavras-chave.

 

Recomenda-se que os autores solicitem a um colega bilíngue que revise o Abstract e o Resumen, antes de submeter o manuscrito. Estes itens são muito importantes para a divulgação de seu trabalho, pois em caso de publicação serão disponibilizados em todos os indexadores da revista. O conteúdo deve ser o mesmo do resumo em português.

 

(d) Corpo do texto (até 50.000 caracteres, incluindo espaços em branco)

Esta parte do manuscrito deve começar em uma nova página, após a folha de rosto, resumo em português, abstract e resumen. O título do manuscrito não deverá constar nesta página. Não inicie uma nova página a cada subtítulo. Separe-os usando uma linha em branco. Em qualquer categoria de submissão de trabalhos, o texto deverá ter uma organização de fácil reconhecimento, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam sua estrutura. Revise seu texto, observando a ligação entre as seções e os subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados, pois fragmentam o texto. Os objetivos do estudo devem ser claramente explicitados no início do texto, remetendo à revisão da literatura existente na área e aos procedimentos metodológicos. Informe sobre os procedimentos éticos (para manter o anonimato o nome da Universidade e o número de aprovação da pesquisa junto ao CEP devem constar apenas na DRT).

Quando se tratar de relato de pesquisa, o texto deverá apresentar, além das páginas referentes à folha de rosto e resumos, Introdução, Método, Resultados, Discussão, Considerações finais e Referências. Estes subtítulos devem aparecer centrados no texto, antecedidos e seguidos por uma linha em branco. Em alguns casos pode ser conveniente apresentar Resultados e Discussão juntos. As considerações finais não devem apresentar citações.

Destaque em itálico palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, “estrangeirismos”, tais como self, locus, rapport etc, e demais palavras que prescindem de relevo especial. Seja parcimonioso em tal uso, lembrando que o Manual da APA (2020, 7ª Edição) não recomenda utilização de grifos no texto. Notas de rodapé deverão ser cabalmente evitadas, caso sejam imprescindíveis devem ser colocadas em notas de fim, após as referências, ordenadas por algarismos arábicos, constando na página em que foram destacadas.

 

(e) Normas de formatação

A RBOP segue as normas da 7ª edição do Manual de Publicação da American Psychological Association, que deve ser consultado para a correta preparação do manuscrito, em especial no que diz respeito às citações e referências. Manuscritos que não seguirem o padrão de formatação APA, serão recusados na etapa de pré-análise.

 

(f) Anexos

Os Anexos devem ser apresentados em uma nova página, após as Referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente. Os anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto maiúsculas (A, B, C e assim por diante) e intitulados adequadamente. Somente utilize anexos se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto. Ao invés de incluir instrumentos ou outros materiais, os autores podem optar por informar aos leitores, através de uma nota, sobre a disponibilidade desses e os procedimentos para serem obtidos.

 

(g) Figuras e Tabelas

As Figuras e Tabelas deverão ser elaboradas de acordo com o padrão APA 7ª edição e  apresentadas com as respectivas legendas e títulos e inseridas ao longo do texto e não ao final. As palavras Figura e Tabela no texto devem ser sempre grafadas com a primeira letra em maiúscula, acompanhadas do número respectivo ao qual se referem. Expressões tais como “a Tabela acima” ou “a Figura abaixo” não devem ser utilizadas, porque no processo de editoração a localização delas pode ser alterada. As normas da APA não incluem as denominações Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras. Os manuscritos que se enquadram nas demais categorias deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.

No caso de Figuras, a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples, e de 17,5 cm para figuras complexas, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária. Não serão aceitas reproduções de desenhos. A quantidade de figuras e tabelas não deve exceder cinco unidades. As figuras deverão ser em preto e branco, padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si devem ser evitados. Os títulos das Figuras devem ser apresentados abaixo dessas, com a primeira letra em maiúscula, perfazendo no máximo 12 palavras.

Os títulos das Tabelas devem ser colocados no alto dessas, devem indicar seu conteúdo em até 12 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das Tabelas deve ser escrita em maiúscula, sendo as demais em minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da Tabela. Procure não utilizar abreviações nas Tabelas, caso imprescindível indique-as claramente em nota abaixo. Na publicação a tabela não poderá exceder 17,5 cm de largura x 23,7 cm de comprimento. Ao prepará-las, o autor deverá limitar sua largura a 60 caracteres, para tabelas simples a ocupar uma coluna impressa, incluindo 3 caracteres de espaço entre colunas da tabela, e limitar a 125 caracteres para tabelas complexas a ocupar duas colunas impressas. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e notas. Para outros detalhamentos, especialmente em casos anômalos, o manual da APA deve ser consultado.

A inserção de Tabelas e Figuras devem prezar pela necessidade de apresentações dos dados. Resultados apresentados em Tabelas ou Figuras não devem ser repetidos ao longo do texto.

 

(h) Lista de Referências

Inicie uma nova página para a seção de Referências, com título em negrito e centralizado. Utilize espaço duplo nessa seção e não deixe um espaço extra entre citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores. Para referir múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica. Ao coincidir autor e data, utilizar a primeira letra do título para listar as referências em ordem alfabética. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços. Cada uma das Referências deve aparecer como um novo parágrafo, deixando cinco espaços (0,75cm) da margem esquerda na segunda linha (use o tabulador). Revise as normas da revista antes de preparar suas referências para obedecer a todos os critérios. A RBOP segue as normas da 7ª edição do Manual de Publicação da American Psychological Association, que deve ser consultado para a correta preparação do manuscrito, em especial no que diz respeito às citações e referências. As obras citadas (exceto livros e capítulos) devem obrigatoriamente conter o doi ou o “recuperado de” com o link ativo. A Revista considera como aceitável uma média de 30 referências (exceto para revisões de literatura) e adota o quantitativo de ao menos 30% destas dos últimos cinco anos. Em estudos de revisão de literatura, sinalizar com asterisco as obras que foram incluídas para análise.

 

Exemplos de Referências

Artigo com doi:

Ambiel, R. A. M., & Barros, L. O. (2018). Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 20(2), 254-267. http://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p254-267

 

Artigo sem doi:

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2005). Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: Uma breve revisão da literatura brasileira. Psicologia Revista, 14(2), 279–301. https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18107

 

Artigo no prelo:

Araujo, A. C. C., Pederneira, M. M. M., Oliveira, M. C., & Nova, S. P. C. C. (no prelo). Motivos da evasão universitária e serviços de apoio ao estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional.

 

Livro:

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4ª Ed). Atlas.

 

Capítulo de livro:

Ariño, D. O., & Bardagi, M. P. (2020). Saúde mental de estudantes universitários e os fatores acadêmicos e de carreira associados. In A. B. Soares, L. Mourão, & M. C. Monteiro (Orgs.), O estudante universitário brasileiro: saúde mental, escolha profissional, adaptação à universidade e desenvolvimento de carreira (pp. 37-52). Appris.

 

Lei: 

Lei No. 4024. (1961, 20 de dezembro). Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. https://www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/L4024.htm

 

Resolução

Ministério da Educação. (2018). Resolução No. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file

 

Autoria institucional

Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

 

 

Publicação em inglês e espanhol

Visando a internacionalização do periódico, a Revista publica artigos inéditos nos idiomas inglês e espanhol. No entanto, os autores podem submeter os manuscritos em português e, após a aprovação devem providenciar a tradução com profissionais tecnicamente capacitados, sendo o custo da tradução de responsabilidade dos autores. Para assegurar a qualidade e uniformidade dos textos traduzidos para a Língua Inglesa ou Espanhola, esse trabalho deverá ser realizado, necessariamente, por um tradutor certificado com o envio de declaração de tradução. A RBOP não publicará o mesmo artigo em dois idiomas, cabendo aos autores definir qual será a lingua de publicação.

 

 ORCID

No ato da submissão, em campo apropriado, deverá ser incluído no sistema o número de registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID) de cada autor. Todos os autores devem ter o cadastro atualizado no OJS e associado ao ORCID. Lembrando que somente os próprios proprietários de suas contas podem fazer o preenchimento ou validação do ORCID com senha própria. Não é possível que o preenchimento e/ou validação sejam feitos por terceiros. Caso algum autor não possua ORCID, deverá fazer o cadastro através do link: https://orcid.org/register. O registro é gratuito, para maiores informações consultar o link: https://orcid.org/about/what-is-orcid/mission. A revista não se responsabiliza por instruir o autor quanto ao cadastro na plataforma ORCID.

 

Relato de Pesquisa

Investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. O artigo deve conter introdução ao problema, objetivos, método, resultados, discussão e considerações finais. Dentre os artigos originais a preferência é por artigos de pesquisa.

Estudo Teórico

Análise de construtos teóricos ou de temas relevantes ao escopo da revista, levando a questionamentos de modelos existentes e à elaboração de hipóteses para futuras pesquisas. Essa categoria inclui estudos sobre métodos de investigação científica na área.

Revisão da literatura (sistemática, de escopo/integrativa ou narrativa)

Análise de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Orientação Profissional e de Carreira. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise). Recomenda-se a utilização de metodologias específicas (por exemplo, PRISMA, Colaboração Cochrane, entre outras). Artigos de revisão deverão obrigatoriamente apresentar um diagrama de fluxo.Espera-se que os autores definam claramente o tipo de revisão, a/s pergunta/s norteadora/s da revisão e, na análise da produção científica, identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências existentes na literatura. Também é esperado que, a partir dos resultados, os autores sugiram os próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados.

Relatos Breves de Pesquisas

Investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. O artigo deve conter introdução ao problema, objetivos, método, resultados e discussão. Os artigos de relatos breves de pesquisas são limitados a 2.500 palavras no máximo (incluídos todas as partes do manuscrito, excluindo-se deste cômputo a folha de rosto).

Relato de Experiência Profissional

Estudos de caso, contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo evidência metodologicamente apropriada de avaliação da eficácia, de interesse para a atuação de orientadores em diferentes cenários e contextos.

Privacy Statement

Política de privacidade:

As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores/as. Os nomes e endereços informados na revista não estão disponíveis para outras finalidades ou para terceiros/as.

 

Política de Acesso Aberto:

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.  

 

Proteção de dados

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Licenciamento

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