Rotina e Saúde do Professor Universitário: Impacto da COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 impactou professores, estudantes e o sistema educacional. A necessidade de distanciamento social demandou do ensino universitário a releitura de práticas educacionais e a adoção do modelo remoto de ensino, que impactou diretamente na atividade do docente. Diante disso, este estudo objetiva investigar o impacto da COVID-19 sobre a rotina e a saúde do professor universitário, tendo como campo de pesquisa uma Universidade comunitária localizada no norte do estado Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa de pesquisa para a validação das três hipóteses propostas. Os resultados evidenciaram que a COVID-19 impactou negativamente a rotina pessoal e profissional dos docentes e sua saúde física e mental, que foram aliados à sobrecarga de trabalho, riscos ergonômicos, articulação do espaço familiar com o profissional, entre outros. Contudo, frente às mudanças compulsórias, reformulações no sistema de ensino-aprendizagem foram aplicadas, tornando-o mais criativo, reflexivo, dialógico e emancipatório.
Palavras-chave: COVID-19, professor universitário, saúde.
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