Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito não está em avaliação em outro periódico (nacional ou internacional).
  • O artigo está formatado conforme as normas da APA (última edição).
  • A identificação dos autores nas propriedades do(s) arquivo(s) em Word foi removida.
  • O manuscrito está digitado em processador de texto Word for Windows 6.0 ou superior.
  • O manuscrito utiliza espaço 1,5 em toda sua extensão. A fonte em todo o texto é Times New Roman,
    tamanho 12, alinhamento justificado, configuração de página é A4, com todas as margens com 2,5 cm.
  • O manuscrito apresenta o título em português, inglês e espanhol com, no máximo, 15 palavras.
  • O Resumo, Abstract e Resumen estão em parágrafo único entre 150 e 200 palavras.
  • As Palavras-chave em cada idioma, mínimo três e máximo de cinco, estão indexadas no
    BVS-PSI ou em outros sistemas de thesaurus, como o MeSH (Medical Subject Headings) ou APA.
  • As tabelas, figuras e demais elementos macrotextuais estão apresentados ao longo do texto.
  • O manuscrito descreve na seção do Método os procedimentos adotados como critérios éticos recomendados pela APA (última edição), pela COPE (Committee on Publication Ethics) e Diretrizes para a Ética na Pesquisa e a Integridade Científica do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), a cujos princípios a rPOT adere (http://publicationethics.org/). 
  • As referências eletrônicas possuem o Digital Object Identifier (DOI), ou, na ausência dele, o endereço URL (Uniform Resource Locator). A redação do DOI segue o padrão recomendado pela CrossRef https://doi.org/10.000/000
  • O manuscrito passou por um programa antiplágio.
  • Em documento suplementar, foram indicados de três a cinco possíveis pareceristas doutoras(es) com e-mail, instituição e link do Currículo Lattes.
  • O tempo de espera depende da aceitação de pareceristas e que, uma vez aceito, o manuscrito pode ter de ficar em espera devido à regra da revista de publicar apenas 2 (dois) artigos de autores(as) de uma mesma instituição por ano, garantindo sua diversidade geográfica.
  • Uma vez publicado, o artigo passa a ser de propriedade da rPOT, não podendo ser reproduzido sem o consentimento das Editoras.
  • Caso o manuscrito seja aceito, haverá uma taxa de publicação de R$600, sendo que associados da SBPOT - que figurarem como primeiro ou o segundo autores dos artigos – obterão um desconto de 50% desse valor.

Diretrizes para Autores

 

A rPOT aceita artigos em português, inglês e espanhol.

A rPOT adota, integralmente, as normas de publicação da APA (Manual de Publicação da American Psychological Association, última edição).

Os autores podem consultar o website Apa Style <https://apastyle.apa.org/>, bem como o Apa Style BLOG, para informações sobre aspectos de forma.

O manuscrito, em sua totalidade, não deve exceder o número máximo de páginas estipuladas para o tipo de contribuição, incluindo todos os elementos do texto (referências, figuras, tabelas, desenhos, etc.). 

O manuscrito deve ser digitado em processador de texto Word for Windows 6.0 ou superior. Utilizar espaço 1,5  em toda sua extensão. A fonte em todo o texto deve ser Times New Roman, tamanho 12, não excedendo o número de páginas estipulado. A configuração de página deve ser A4, com todas as margens com 2,5 cm e recuo à esquerda.

1. Título pleno em português (Máximo de 15 palavras)

2. Títulos plenos em inglês e espanhol, compatíveis com o título em português.

3. Resumo, Abstract, Resumen em parágrafo único entre 150 e 200 palavras.

4. Palavras-chave em cada idioma, mínimo três e máximo de cinco, indexadas no BVS-PSI ou em outros sistemas de thesaurus, como o MeSH (Medical Subject Headings) ou APA.

5. As tabelas, figuras e demais elementos macrotextuais deverão estar diretamente no local definido pelos autores.

6. As figuras também devem ser incluídas em formato editável como material suplementar.

7. As referências devem vir depois do corpo do texto sem formatações específicas advindas do uso de softwares de gerenciamento bibliográfico. Toda referência eletrônica deverá vir com o Digital Object Identifier (DOI), ou, na ausência dele, com o endereço URL (Uniform Resource Locator). A redação do DOI deve seguir o padrão recomendado pela CrossRef (https://doi.org/10.000/000). 

8. Não deve constar no manuscrito inicial qualquer tipo identificação quanto a autoria, filiação, órgão de fomento e/ou agradecimentos

 

Aspectos éticos

Todos os manuscritos submetidos à rPOT devem relatar na seção do Método os procedimentos adotados como critérios éticos envolvidos no convite de participantes; procedimentos de livre adesão à pesquisa; procedimentos éticos de manejo de informações e integridade das mesmas; entre outros aspectos recomendados pela APA (última edição), pela COPE (Committee on Publication Ethics) e Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), a cujos princípios a rPOT adere (http://publicationethics.org/). 

Em caso de artigos teóricos ou de revisão da literatura, os autores devem garantir que seguiram todos os procedimentos de idoneidade relativos ao uso da propriedade intelectual de terceiros.

Manuscritos que sejam, pelo Corpo Editorial da rPOT, avaliados como ferindo princípios éticos, serão sumariamente rejeitados, ficando o autor impedido de submeter novos manuscritos à revista. 

É de responsabilidade dos autores:

• Informar sobre suporte financeiro (quando for o caso);
• Garantir que o manuscrito submetido para publicação não está submetido ou publicado em nenhum outro veículo de comunicação;
• Garantir que os dados apresentados no manuscrito submetido não são redundantes ou similares com publicações prévias dos próprios autores;
• Assumir que todos os autores do manuscrito participaram ativamente do processo de desenvolvimento do manuscrito, contribuindo significativamente para a pesquisa;
• Garantir concordância de todos os autores acerca da versão final do manuscrito previamente à sua submissão;
• Garantir que os dados são reais, e que não há nenhuma espécie de plágio no manuscrito;
• Alertar imediamente a revista em caso de descobertas de erros ou imprecisões contidas no trabalho durante o processo de avaliação e/ou após a sua publicação;
Garantir que todos os preceitos éticos preconizados pela resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 196/96, pelas diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) e pelas Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA) foram cumpridos.

 

Estudos empíricos

Trabalhos derivados de pesquisa empírica original.

Seções: i) introdução (problema da pesquisa, objetivo(s) do trabalho, base teórico-conceitual, hipóteses e/ou questões norteadoras); ii) método (delineamento, participantes, instrumento(s), procedimentos de coleta de dados e cuidados éticos, procedimentos de análise de dados); iii) resultados (coerentes com seu(s) objetivo(s), hipóteses/questões norteadoras); iv) discussão (incluindo a conclusão, forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas e práticas). Em caso de múltiplos estudos, o método deve incluir as subdivisões de cada estudo, contemplando todas as subseções necessárias. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).



Revisões da Literatura

Revisões da literatura e metanálises. Sínteses de um amplo e pertinente conjunto de produções disponibilizadas na literatura científica da área com avaliação crítica dos conhecimentos já publicados.
Seções: i) introdução (problema, justificativa/pertinência da realização do estudo; objetivo(s)); ii) método (tipo de revisão, indicação de protocolo seguido, procedimentos de inclusão e exclusão de estudos, descrição de buscadores e período de cobertura das buscas, procedimentos de coleta e análise; resultados); iii) discussão (incluindo conclusão; forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas, metodológicas e práticas). Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

Ensaios Teóricos e Metodológicos

Ensaios Teóricos: Trata-se de trabalhos baseados na literatura científica vigente para propor avanços teóricos relevantes para a área, discutindo as implicações científicas e práticas deles decorrentes. Espera-se que os autores analisem criticamente a(s) teoria(s), indicando suas contribuições, fragilidades e possíveis refinamentos. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

Artigos Metodológicos: Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

 

Resenha

Devem se referir a revisões críticas de obras nacionais ou estrangeiras recentes (últimos dois anos), orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Também serão aceitas resenhas cinematográficas. Devem ir além do mero resumo dos capítulos (ou do filme), realizando uma apreciação crítica da obra, apontando as possíveis contribuições para o campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho. Limitado a 10 páginas.

Relato de Experiência

Relato de intervenções com evidências de impacto social, que descreva métodos ou técnicas inovadoras e avaliação objetiva dos resultados da experiência. Seções: i) introdução (apresentação da experiência, descrição de aspectos contextuais, justificativas e relevância para a área de POT); ii) método (etapas de realização da experiência, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, os instrumentos ou ferramentas utilizados e procedimentos de análise de resultados; iii) resultados/discussão (incluindo beneficiários e impacto social), podendo ser adotados subtítulos coerentes e lógicos, contendo a análise de implicações da experiência e as contribuições da mesma para a atuação e o avanço do conhecimento em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

Seção Debate

A convite da rPOT, esta modalidade visa a promover o diálogo e o debate sobre temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A seção é composta por três partes diferentes e complementares, escritas por autores convidados pela rPOT. São convidados autores que sabidamente adotam posição favorável à temática norteadora, outros que defendem uma posição contrária, e um terceiro que desempenha o papel de moderador. Limitado a 7-10 laudas.

Artigos

Artigos publicados.