Informação para Autores
Ficha de Avaliação de Parecerista para "Estudos empíricos"
Título: O título reflete adequadamente e de modo suficiente o conteúdo do artigo? Possui até 15 palavras? Contém título resumido (5 palavras)?
Resumo: O resumo contém introdução ao problema, objetivos, método e principais resultados, implicações teóricas/práticas?É preciso, completo e independente, conciso e específico? É preciso, completo e independente, conciso e específico? Tem entre 150 a 200 palavras?
Introdução: O trabalho preenche uma lacuna de pesquisa na área e traz uma contribuição científica relevante? O estudo possui originalidade? Todas as citações são referenciadas no texto? O(s) objetivo(s) do estudo é(são) preciso(s) e atingíveis? As hipóteses/questões norteadoras são precisas e fundamentadas na literatura científica? O texto contém contextualização da pesquisa? O trabalho exige a inserção de uma subseção de contextualização?
Método: A seção de Método caracteriza o delineamento metodológico adotado? As estratégias metodológicas adotadas são adequadas ao alcance do(s) objetivo(s) e ao(s) teste de hipótese(s) à obtenção de respostas às questões norteadoras do trabalho? A seção Método descreve adequadamente o processo de amostragem, critérios de inclusão e exclusão de participantes, tipo de amostra, e características dos participantes? A seção Método descreve adequadamente os procedimentos de coleta de dados? (aplicação do instrumento, ano/período de coleta, tempo, meio e local de coleta, taxa de retorno (em caso de aplicação de questionários), perda de participantes. No caso de instrumentos de pesquisa quantitativa, o texto apresenta indicadores de qualidade psicométrica do instrumento para a amostra utilizada, confiabilidade da(s) medida(s) original(is) e da(s) obtida(s) no estudo, índices de ajuste da(s) medida(s), quantidade de itens, fatores/dimensões, exemplo(s) de item(s) e escala(s) de resposta? No caso de instrumentos de pesquisa quantitativa, o texto apresenta o nome do instrumento original e a autoria com o ano de publicação? No caso de instrumento unidimensional, o texto apresenta o número total de itens e um exemplo de item? No caso de de instrumento bidimensional ou multidimensional, apresenta o número de itens para cada dimensão/fator e um exemplo de item/fator para cada dimensão? No caso de instrumentos de pesquisa quantitativa, o texto apresenta indicadores de qualidade psicométrica do instrumento para a amostra utilizada, confiabilidade da(s) medida(s) original(is) e da(s) obtida(s) no estudo, índices de ajuste da(s) medida(s), quantidade de itens, fatores/dimensões, exemplo(s) de item(s) e escala(s) de resposta? No caso de instrumentos de pesquisa qualitativa (roteiro de entrevista individual, grupo focal, protocolo de observação etc.), o texto apresenta descrição do processo de construção dos instrumentos de coleta de dados e apresenta os itens ou questões utilizadas na coleta de dados? No caso de uso de dados secundários, inclui origem, forma de acesso e confiabilidade dos dados? O(s) instrumento(s) selecionado(s) para o estudo estão alinhados aos referenciais teóricos e conceituais apresentados na introdução do artigo? A seção Método descreve adequadamente os procedimentos de coleta de dados? (aplicação do instrumento, ano/período de coleta, tempo, meio e local de coleta, taxa de retorno (em caso de aplicação de questionários), perda de participantes. A seção Método descreve adequadamente os procedimentos de análise de dados? No caso de estudo quantitativo, o texto inclui teste de pressupostos estatísticos e análises estatísticas utilizadas? No caso de estudo qualitativo, inclui a descrição de técnica(s) de análise, síntese e interpretação dos resultados? A seção Método descreve os procedimentos éticos adotados?
Resultados: A seção Resultados é apresentada de forma a atender o(s) objetivo(s) do estudo ou a relatar os resultados dos testes de hipóteses? As Figuras e Tabelas estão de acordo com as normas da APA (última edição)?
Discussão: A seção de Discussão é realizada de forma adequada e alinhada ao(s) objetivo(s) e hipóteses/Questões norteadoras declaradas? A Discussão é realizada de forma fundamentada e alinhada a referenciais teóricos e metodológicos? A Discussão inclui posicionamentos dos(as) autores(as)? A Discussão apresenta adequadamente limitações, contribuições teóricas/metodológicas e/ou práticas do estudo?
Conclusão: As conclusões/considerações finais (se esta seção existir ou for necessária) são estritamente baseadas nos achados do estudo, sintetizam os principais achados e discussão? O manuscrito apresenta adequadamente suas limitações, contribuições teóricas/metodológicas e/ou práticas?
Ficha de Avaliação de Parecerista para "Estudos de revisões de literatura e metanálises"
Título: O título reflete adequadamente e de modo suficiente o conteúdo do artigo? Possui até 15 palavras? Contém título resumido (5 palavras)?
Resumo: O resumo contém introdução ao problema, objetivos, método e principais resultados e implicações? É preciso, completo e independente, conciso e específico? Tem entre 150 a 200 palavras?
Introdução: O texto identifica o tipo de revisão realizada (sistemática, integrativa, narrativa ou outro, com ou sem meta/análise)? O trabalho traz uma contribuição científica relevante? O trabalho preenche uma lacuna de pesquisa na área? A revisão/meta-análise aborda uma temática que já foi alvo desse tipo de estudo? Nesse caso, os(as) autores(as) explicam como o seu artigo se distingue dos trabalhos anteriores? O texto apresenta justificativa(s) para a revisão/meta-análise no contexto do conhecimento existente sobre a temática? O texto apresenta o(s) objetivo(s) ou questão(ões) abordada(s) na revisão/meta-análise? O(s) objetivo(s)/questão(ões) do estudo é(são) preciso(s) e atingíveis? O trabalho preenche uma lacuna de pesquisa na área e traz uma contribuição científica relevante? Todas as citações são referenciadas no texto?
Método: O texto menciona o tipo de revisão de literatura realizada? O texto justifica a escolha do tipo de revisão utilizada? O manuscrito indica qual(is) protocolo(s) ou orientações de revisão/meta-análise utilizou? O texto descreve os Procedimentos de busca e seleção de artigos? O manuscrito diz quais foram as bases de dados e outra(s) fonte(s) utilizadas nas buscas de artigos? O estudo adotou três ou mais bases de dados nas buscas de artigos, visando ampliar a representatividade da amostra de artigos? O texto apresenta justificativas para a escolha das bases de dados escolhidas para a realização das buscas? O texto especifica todas as fontes de dados (bancos de dados, registros, sites, organizações, listas de referência e outras fontes) pesquisadas ou consultadas para identificar estudos? O manuscrito apresenta e justifica o período de cobertura das buscas? O texto apresenta o “string” completo das buscas, com as expressões-chave, operadores booleanos adotados e demais informações relevantes sobre as buscas? O texto apresenta as estratégias de busca utilizadas para todas as fontes de pesquisa? O texto descreve os procedimentos de definição e de aplicação dos critérios de inclusão e exclusão de estudos? O manuscrito explicita se houve a participação de juízes/juízas nas etapas de busca e de análise da elegibilidade dos artigos? Em caso afirmativo, o texto menciona quantos juízes participaram dessas etapas e quais foram as contribuições deles/as e como calcularam os graus de concordância entre juízes? O texto explica como foi avaliada a qualidade dos estudos primários, em termos da robustez dos delineamentos de pesquisa, adequação dos métodos, confiabilidade, consistência e validade dos achados/conclusões? O texto mostra como os(as) autores(as) lidaram com os riscos de possíveis vieses nos estudos primários? A seção Método descreve adequadamente os procedimentos de análise de artigos? O texto indica quais foram os conteúdos extraídos dos artigos? O texto lista e define todas as variáveis para as quais os dados foram buscados (por exemplo, características dos participantes e da intervenção)? O manuscrito descreve como foi realizada a síntese dos dados extraídos (estratégias qualitativas e quantitativas adotadas)? O texto indica se houve uso de algum software ou protocolo de apoio à análise e síntese dos achados?
Resultados: A seção Resultados é apresentada de forma a atender o(s) objetivo(s) ou responder à(às) questão(ões) do estudo? O texto apresenta e descreve o fluxograma das etapas da escolha dos artigos? O texto justifica as exclusões de artigos que pareciam cumprir critérios de inclusão em etapas anteriores da escolha de artigos? O texto descreve as principais características dos artigos que compuseram a amostra final de artigos? O texto apresenta uma síntese global das evidências empíricas? As Figuras e Tabelas estão de acordo com as normas da APA e em formato editável?
Discussão: A Discussão é realizada de forma adequada e alinhada ao(s) objetivo(s) e hipóteses/questões norteadoras declaradas? A Discussão sintetiza os principais achados do estudo? O texto discute os possíveis vieses associados aos estudos primários? O manuscrito discute a qualidade das evidências obtidas por meio da análise dos estudos primários? A Discussão é realizada de forma fundamentada e alinhada ao(s) objetivo(s) ou questão(ões) da revisão/meta-análise? O texto apresenta implicações teóricas, práticas, sociais/politicas dos resultados da revisão/meta-análise? A Discussão inclui posicionamentos críticos dos(as) autores(as)? A Discussão indica possíveis lacunas do campo revisado? A Discussão sugere agenda de pesquisa ou temas para estudos futuros? O manuscrito apresenta adequadamente limitações dos estudos primários e da revisão/meta-análise?
Conclusões: As conclusões/considerações finais são estritamente baseadas nos achados do estudo?