Sobre a Revista

Foco e escopo

A rPOT é uma revista especializada voltada à publicação de trabalhos originais, sejam teóricos ou empíricos, relacionados a todas as subáreas da Psicologia do Trabalho e das Organizações. Também são aceitos relatos de experiências voltados ao público profissional. Todas as contribuições devem estar devidamente fundamentadas e orientadas conforme as instruções aqui arroladas. A título ilustrativo, as subáreas supramencionadas incluem, com suas respectivas temáticas:

 

Bem-estar nas Organizações

                Bem-estar de trabalhadores

                Emoções positivas no trabalho        

                Motivação e significado do trabalho

                Qualidade de vida no trabalho

                Resiliência e trabalho

                Suporte e trabalho

                Outros temas em Bem-estar nas Organizações

 

Comportamento Organizacional e do Consumidor

                Cidadania, confiança e justiça

                Clima, cultura e valores

                Comportamento do consumidor

                Comprometimento organizacional

                Conflito, liderança e poder

                Grupos e equipes

                Outros temas em Comportamento Organizacional e do Consumidor

 

Desenvolvimento de Pessoas

                Aprendizagem organizacional

                Coaching

                Competência e desempenho

                Gestão do conhecimento

                Suporte ao treinamento

                Treinamento, desenvolvimento e educação

                Outros temas em Desenvolvimento de Pessoas

 

Gestão de Pessoas

                Avaliação de desempenho

                Carreira e aposentadoria

                Competência e desempenho

                Estratégia organizacional

                Recrutamento e seleção

                Remuneração e benefícios

                Outros temas em Gestão de Pessoas

 

Subjetividade e Contexto de Trabalho

                Assédio moral

                Burnout e estresse

                Ergonomia da atividade

                Interação sujeito-atividade-organização

                Prazer e sofrimento no trabalho

                Precarização das relações e condições trabalho

                Outros temas em Subjetividade e Contexto de Trabalho


Contribuições aceitas e sua estrutura básica

A rPOT aceita artigos em português, inglês, francês e espanhol, mas assume o custo de revisão apenas dos artigos em português. Por esse motivo, artigos em outros idiomas requerem uma revisão ainda mais minuciosa por parte dos autores antes do envio da versão final para publicação.

Estudos empíricos. Trabalhos derivados de pesquisa empírica original, sejam descritivos ou preditivos, com ou sem teste de hipóteses. Esse tipo de contribuição deve possuir, necessária e exclusivamente, as seguintes seções:introdução, problema da pesquisa, os objetivos do trabalho, base teórico-conceitual para sua condução, hipóteses e/ou questões norteadoras; método, com as subseções: participantes, instrumento(s), procedimentos de coleta de dados e cuidados éticos, procedimentos de análise de dados; resultados, com os achados do estudo, coerentes com seus objetivos, hipóteses/questões norteadoras; discussão, interpretação dos principais achados, síntese e conclusão, além de limitações e implicações do estudo. Exige-se que, pelo menos, 40% de todas as referências tenham sido produzidas nos últimos cinco anos. Limitado a 30 laudas.

Revisões da literatura. Sínteses de amplo e pertinente conjunto de produções disponibilizadas na literatura da área. Consiste, essencialmente, de avaliações críticas, propositivas, sobre determinados problemas, resumindo investigações anteriores, apresentando o estado da arte, identificando lacunas/questões a serem exploradas, sugerindo novos passos na investigação de um determinado assunto. Nas metanálises são utilizados procedimentos quantitativos para combinar, estaticamente, resultados dos estudos. Esse tipo de contribuição deve possuir, necessária e exclusivamente, as seguintes seções: introdução, problemática, motivo/pertinência da realização do artigo, bem como seus objetivos; método, claramente apresentando o corpus utilizado, os procedimentos de inclusão e exclusão de estudos (com descrição de buscadores e período coberto), e procedimentos de coleta e análise; resultados, com os achados do estudo, coerentes com seus objetivos e questões norteadoras; e discussão, com as implicações da revisão para o estudo do tema. Exige-se que, pelo menos, 50% de todas as referências tenham sido produzidas nos últimos cinco anos. Limitado a 30 laudas.

Ensaios teóricos e metodológicos. Devem apresentar um problema teórico ou metodológico, com exposição lógica e defesa de uma "tese". A partir de uma argumentação rigorosa, o autor deve expressar, de forma fundamentada, seu julgamento pessoal a respeito do problema proposto, sinalizando possíveis novos caminhos ou soluções. Apresenta variação maior em termos de estrutura. Porém, sugere-se que as seções incluam: introdução,delineamento da problemática e os objetivos do estudo; método, com a estrutura lógica (a forma como o autor trabalhou os conceitos e argumentos); o equivalente a resultados/discussão, podendo ser adotados subtítulos coerentes e lógicos, com a síntese do trabalho e suas principais implicações e proposições futuras. Exige-se que, pelo menos, 40% de todas as referências tenham sido produzidas nos últimos cinco anos. Limitado a 25 laudas.

Relato de experiência. Estudo de caso, com evidências, metodologicamente apropriadas, que descreva novos métodos ou técnicas, bem como a avaliação dos resultados da experiência. Esse tipo de contribuição deve possuir as seguintes seções: introdução, com apresentação do caso e de seus aspectos contextuais, sustentação teórica e objetivos do estudo; método, apresentando ao leitor as etapas de realização da experiência, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, os instrumentos ou ferramentas utilizados;resultados/discussão, podendo ser adotados subtítulos coerentes e lógicos, contendo a análise de implicações da experiência e as contribuições da mesma para a atuação em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Exige-se que, pelo menos, 40% de todas as referências tenham sido produzidas nos últimos cinco anos. Limitado a 10-15 laudas.

Resenha. Devem se  referir a revisões críticas de obras nacionais (publicadas há até 2 anos) ou estrangeiras (publicadas há até 5 anos) orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Deve ir além do mero resumo dos capítulos, realizando uma apreciação crítica da obra, apontando as possíveis contribuições para o campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho. Limitado a 4-7 laudas.

Seção debate. A convite da rPOT, esta modalidade visa a promover o diálogo e o debate sobre temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A seção é composta por três partes diferentes e complementares, escritas por autores convidados pela rPOT. São convidados autores que sabidamente adotam posição favorável à temática norteadora, outros que defendem uma posição contrária, e um terceiro que desempenha o papel de moderador. Limitado a 7-10 laudas.

 

Apresentação dos manuscritos

A rPOT adota, integralmente, as normas de publicação da APA (Manual de Publicação da American Psychological Association, 6ª edição, 2012).

Os autores podem consultar o website Apa Style <https://apastyle.apa.org/>, bem como o Apa Style BLOG, para informações sobre aspectos de forma.

Especificamente, as citações diretas devem ser traduzidas para o idioma de publicação escolhido pelos autores.   

O manuscrito, em sua totalidade, não deve exceder o número máximo de páginas estipuladas para o tipo de contribuição (ver seção Contribuições aceitas e sua estrutura básica), incluindo todos os elementos do texto (referências, figuras, tabelas, desenhos, etc.). Considera-se como página 1 a Folha de Rosto. O número da página deverá ser destacada no canto superior direito.

O manuscrito deve ser digitado em processador de texto Word for Windows 6.0 ou superior. Utilizar espaço duplo em toda sua extensão, inclusive nas referências. A fonte em todo o texto deve ser Times New Roman, tamanho 12, não excedendo, em hipótese alguma, o número de páginas acima estipulado. A configuração de página deve ser A4, com todas as margens com 2,5 cm e recuo à esquerda.

Folha de Rosto deve conter, única e exclusivamente, as seguintes informações, todas elas centralizadas na folha:

  1.   Título pleno em português, entre 10 e 12 palavras
  2.  Sugestão de título abreviado para português, não devendo exceder 5 palavras
  3.  Títulos plenos em inglês e espanhol, compatíveis com o título em português
  4.    Sugestão de títulos abreviados para o inglês e o espanhol

página 2 do manuscrito deve conter o Resumo, o qual deve estar apresentado em parágrafo único, contendo: breve apresentação da problemática; objetivos; método; principais resultados; principais implicações. Deve limitar-se a 150 palavras. Em seguida, acrescentar três palavras-chaves. Logo após o Resumo, inserir, corrido (sem quebra de página), o Abstract, tradução exata do resumo. Por fim, apresentar as três keywords.

Após o Abstract, deverá ser apresentado o Resumen, seguido de três palabras claves. As palavras chaves devem estar devidamente indexadas na BVS-PSI ou em outros sistemas de thesaurus, como o MeSH (Medical Subject Headings) ou o da APA, e com versões nos três idiomas.

Após a folha do Resumen, deve ser apresentado o texto propriamente dito. Não há necessidade de escrever a palavra "Introdução". As tabelas, figuras e demais elementos macrotextuais deverão estar diretamente no local definido pelos autores, ou seja, ao longo do texto. As Referências devem vir depois do corpo do texto.

Toda referência eletrônica deverá vir com o Digital Object Identifier (DOI), ou, na ausência dele, com o endereço URL (Uniform Resource Locator). A redação do DOI deve seguir o padrão recomendado pela CrossRef, que é: https://doi.org/10.000/000 (exemplo), sem o prefixo “doi:” antes. Os autores já podem mandar o DOI no formato de hyperlink.

As Referências devem vir sem formatações específicas advindas do uso de softwares de gerenciamento bibliográfico.

 

O processo de avaliação

Todos os manuscritos submetidos à rPOT são apreciados conforme um fluxo padrão de avaliação.

  1.  O manuscrito é, primeiramente, recepcionado pela Assistência Editorial da rPOT. Neste momento, será verificado se todos os documentos foram enviados pelo sistema (Manuscrito sem identificação; Carta de Compromisso Ético). É escolhido um Editor Associado ao qual o manuscrito será designado, conforme temática e área de expertise. Uma vez designado, o Editor Associado faz uma avaliação preliminar do artigo, denominada de desk review. Dois grandes conjuntos de critérios são adotados nesse momento.
  2. a) Adequação do manuscrito à linha editorial da rPOT, com avaliação de sua contribuição para a área (conteúdo);
  3. b) Adequação ao formato: estrutura do manuscrito, conforme instruções contidas neste documento; aderência integral às normas da APA (sexta edição); tamanho.

Nesta etapa, o manuscrito pode receber dois encaminhamentos:

(1) recusado por inadequação de foco e escopo; OU recusado por inadequação de conteúdo e/ou forma (em ambos os casos, ele será arquivado);

(2) aceito para tramitação. Autores de manuscritos recusados poderão submeter novamente seu trabalho apenas uma vez, necessariamente indicando o código original do manuscrito da primeira submissão. Se, na segunda submissão, houver continuidade de problemas já apontados na fase anterior, o texto será recusado em definitivo.

O autor receberá o resultado da avaliação do desk review em até 90 dias. O check-list utilizado pelos Editores Associados pode ser acessado aqui, recomendando-se sua leitura atenta e cuidadosa, seguindo, rigorosamente, suas instruções.

  1.   Manuscritos aceitos pelo desk review para tramitação serão enviados a, no mínimo, dois pareceristas ad hoc, preservado o anonimato do processo  - double blind reviewO roteiro de critérios utilizados pelos pareceristas da rPOT pode ser acessado aqui.Recomenda-se sua leitura cuidadosa quando da preparação de seu trabalho.

Findo o processo de avaliação externa, o manuscrito, conjuntamente com os pareceres recebidos, serão apreciados novamente pelo Editor Associado. Nesse momento, este pode optar por solicitar novos pareceres, se assim julgar necessário. O processo pode ter como desfecho:

1) a recusa definitiva do manuscrito;

2) a necessidade de revisões, conforme pareceres;

3) a aceitação com pequenas alterações;

4) a aceitação na forma como submetido. O autor terá acesso ao teor integral dos pareceres emitidos, ou então, conforme o caso, poderá receber um parecer consolidado do Editor.

No caso de manuscritos com necessidade de revisões, o autor terá um prazo máximo, definido pelo editor, para enviá-las novamente à revista. Esse prazo será de, no máximo, 30 dias; sendo esse prazo definido pela equipe editorial da rPOT.

Na resubmissão, o autor deverá, necessariamente, enviar dois arquivos:

1) uma carta, onde, de um lado, coloque o que foi solicitado pelos pareceristas e, de outro, sua resposta (o que foi alterado, ou o que não foi alterado, e o porquê);

2) o manuscrito reformulado, com as alterações destacadas em amarelo. O descumprimento dessa exigência pode levar ao arquivamento do manuscrito.

 

  1.  Decisão final e início do processo de produção editorial

Após receber a versão reformulada do manuscrito, o Editor Associado poderá, ou não, deflagrar um novo ciclo de avaliações - em caso afirmativo, preferencialmente, com os mesmos pareceristas da primeira rodada. Então, de posse das avaliações desta versão reformulada, poderá vir a constituir um novo parecer (consolidado), com novos pedidos de alteração (por exemplo, alterações não realizadas pelos autores e consideradas fundamentais), rejeitar o manuscrito, ou, então, aceitá-lo em definitivo. No caso de aceite final, o autor será informado quando seu manuscrito poderá ser publicado (volume e número da revista).

O processo de produção editorial tem início após o aceite final. O manuscrito será, então, submetido a revisões de linguagem, incluindo abstract/resumen. Uma vez diagramado, o autor receberá seu manuscrito para revisão. Nesse momento, ele deve corrigir possíveis erros ou apontar possíveis ajustes para o diagramador. Para estas a realização destas alterações/apontamentos, o autor terá o prazo de dois dias úteis. Ver aqui um check-list para orientar a revisão do artigo em PDF.

 

Aspectos éticos

Todos os manuscritos submetidos à rPOT devem vir acompanhados de uma Carta de Compromisso assinada por todos os autores. Nessa carta, que pode ser obtida aqui, os autores devem assumir terem seguido todos os princípios éticos e de integridade envolvidos na realização da pesquisa que deu origem ao manuscrito. Em caso de artigos teóricos ou de revisão da literatura, os autores devem garantir que seguiram todos os procedimentos de idoneidade relativos ao uso da propriedade intelectual de terceiros (conforme modelo de carta que pode ser obtido aqui).

Manuscritos que sejam, pelo Corpo Editorial da rPOT, avaliados como ferindo princípios éticos, serão sumariamente rejeitados, ficando o autor impedido de submeter novos manuscritos à revista. Por essa razão, recomenda-se que, ao redigir seu texto, o autor disponibilize, se cabíveis, as seguintes informações: critérios éticos envolvidos no convite de participantes; procedimentos de livre adesão à pesquisa; procedimentos éticos de manejo de informações e integridade das mesmas; entre outros aspectos recomendados pela APA (Sexta Edição), e pela COPE (Committee on Publication Ethics), a cujos princípios a rPOT adere (http://publicationethics.org/).  

 

Direitos autorais

Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade do autor. Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, o autor assume que:

1) este mesmo manuscrito não está em apreciação em outro periódico, nacional ou não; .

2) está disposto a esperar pelo tempo de tramitação de seu manuscrito, estando ainda ciente que, uma vez aceito, o manuscrito pode ter de ficar em espera devido à regra da revista de publicar apenas 2 (dois) artigos de autores de uma mesma instituição por número, garantindo sua diversidade geográfica;

3) uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do autor, por escrito.

 

Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do autor detentor do trabalho original. Se o manuscrito for aceito, o autor deverá enviar uma carta de cessão de direitos autorais,conforme modelo que pode ser obtido aqui. Todos os autores devem assinar a mesma carta e enviá-la juntamente ao e-mail pelo qual foram comunicados da aceitação final do manuscrito.

 

Se o manuscrito for aceito, o autor deverá enviar uma carta de cessão de direitos autorais, conforme modelo que pode ser obtido aqui. Todos os autores devem assinar a mesma carta e enviá-la juntamente ao e-mail pelo qual foram comunicados da aceitação final do manuscrito. 

 

Itens de verificação para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Os autores assinaram a Carta de Compromisso ético?
  2. O manuscrito possui o número de páginas apropriado à modalidade de contribuição, contado a partir da folha de rosto?
  3. As referências obedecem à proporção de autores dos últimos cinco anos, conforme a modalidade de contribuição?
  4. 4. O manuscrito apresenta uma estrutura rigorosamente compatível com o esperado pela revista, conforme o tipo de contribuição?
  5. O manuscrito está escrito em linguagem correta, com seções logicamente ordenadas, com argumentos consistentes e compatíveis com uma produção científica?
  6. O manuscrito segue o padrão da APA, conforme seu Manual, em sua 6ª edição?
  7. A nota de autor apresenta informações adicionais sobre o(s) autor(es) e repete nome e afiliação dos mesmos?
  8. Foram apresentadas 3 palavras-chave devidamente indexadas na BVS-PSI e com versões nos três idiomas (português, inglês e espanhol)?
  9. O manuscrito não está em apreciação em outro periódico, nacional ou não?    
  10. O manuscrito cita os artigos na lista de referências com o número do DOI?
  11. Uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do autor, por escrito.

Periodicidade

A Revista Psicologia: Organizações e Trabalho é publicada quadrimestralmente (a partir de 2014) em meio eletrônico. A rPOT é de acesso aberto.

Sponsors

Programas que apoiaram a criação da rPOT:

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC).

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (PG-PSTO/UnB). 

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (POSPSI/UFBA). 

Fontes de Apoio

SBPOT

Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho 

Apoio:

 

Editora Artmed - Grupo A