Sobre a Revista

Foco e escopo

A rPOT é uma revista especializada voltada à publicação de trabalhos originais, (Estudos empíricos, Revisões da literatura e metanálises, Ensaios teóricos, Artigos metodológicos, Relatos de experiência, Resenhas (livros/filmes), Seção de debate e Entrevistas), relacionados a todas as subáreas da Psicologia do Trabalho e das Organizações.  

A título ilustrativo, apresentamos as subáreas  com suas respectivas temáticas:

Psicologia do Trabalho: 

– Fatores Humanos no Trabalho

– Saúde e Segurança no Trabalho

– Orientação Profissional e de Carreira

– Relações de Trabalho e Emprego

Ergonomia, condições de trabalho e sobrecarga;

Bem-estar, emoções e qualidade de vida;

Saúde física e mental no trabalho;

Interação trabalho-família;

Trabalho, desigualdades e exclusão social;

Precarização do trabalho;

Novas tecnologias e impactos no trabalho;

Teletrabalho e trabalho remoto;

Inserção profissional, transição de carreira e desenvolvimento profissional;

Emprego, desemprego e empregabilidade;

Envelhecimento e aposentadoria;

Mobilizações coletivas, sindicalismo e formas de organização de trabalhadores;

Impactos ambientais no mundo do trabalho.

 

Psicologia Organizacional

– Comportamento Organizacional

– Fatores Humanos nas Organizações

– Mudança, Inovação e Transformação Organizacional

– Comportamento Econômico e do Consumidor

Vínculos com o trabalho: motivação, envolvimento, satisfação, comprometimento;

Liderança, poder, conflito e negociação;

Clima, cultura e valores humanos;

Aprendizagem nas organizações;

Construção de instrumentos, avaliação e medidas;

Processos grupais e equipes de trabalho;

Desenho do trabalho nas organizações;

Empreendedorismo, criatividade e inovação;

Ética organizacional;

Fit organizacional;

Psicologia positiva nas organizações;

Consultoria organizacional.

 

Gestão de Pessoas

– Psicologia de Pessoal

– Recrutamento e Seleção

– Desempenho no Trabalho e da Organização

– Treinamento, Desenvolvimento & Educação

Avaliação de desempenho;

Diagnóstico organizacional;

Gestão de cargos e salários;

Recrutamento e seleção;

Programas de integração e socialização;

Treinamento, desenvolvimento e educação;

Programas de mentoria;

Políticas e práticas de gestão de pessoas;

Responsabilidade social, ambiental e governança;

 

Ensino, Pesquisa, Atuação e Formação

– Experiências inovadoras de atuação e ensino em POT

– Produção e divulgação de conhecimento em POT

Novas tecnologias no ensino da POT;

Desenvolvimento de competências em POT no trabalho e ensino remoto;

Estratégias de divulgação científica;

Processos de ensino em diferentes níveis (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, cursos de aperfeiçoamento contínuo);

Publicação e redes científicas;

Empresas Juniores;

Experiências de formação (cursos e instituições de ensino) em POT. 

 

Eixo temático transversal

– Fatores Humanos no Trabalho

Iniciativas, intervenções, programas, práticas e estudos que envolvam diversidade, inclusão e equidade em contextos de trabalho, nas organizações, nos sistemas de gestão de pessoas, na carreira, na formação e na pesquisa

Abordagens com públicos diversos: mulheres, LGBTQIA+, étnico-racial, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, etc.;

Treinamentos de vieses inconscientes;

Síndrome do impostor;

Iniquidade de oportunidades no trabalho;

Culturas de inclusão e pertencimento;

Assédio sexual, moral e discriminação de grupos minoritários;

Lideranças e alianças inclusivas;

Políticas e práticas organizacionais antirracistas, antissexistas, anti-homofobia, anti-ageístas e anti-capacitistas;

Processos de recrutamento e seleção às cegas;

Programas de recrutamento e seleção específicos para grupos minoritários; Interseccionalidades nos contextos de trabalho;

Microagressões;

Empregadores e questões de justiça social e restaurativa;

Locais de trabalho psicologicamente seguros;

Relações de poder e privilégios;

Avaliação do impacto de programas de diversidade e inclusão em organizações;

Inclusão e participação de grupos minoritários na ciência;

Impactos ambientais nas iniciativas de diversidade, inclusão e equidade.

Princípios DEIA

POLÍTICAS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

A rPOT assevera seu compromisso com o fomento e a disseminação do conhecimento como um bem comum, com equidade e justiça, envolvendo os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e dessa maneira promovem governança inclusiva com públicos diversos e minorizados. Consequentemente, a rPOT ratifica seus esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com destaque para os objetivos 5-Igualdade Gênero e 10-Diminuição das desigualdades.

Nesse sentido, a rPOT se compromete a:

- Contribuir em iniciativas que têm o propósito de promover mudanças na comunidade acadêmica que vão ao encontro do ethos cultural de inclusão, equidade e representação da diversidade;

- Trabalhar sempre por representatividade ampla de autoria, editoria e avaliação, considerando a diversidade geográfica, institucional e socioeconômica;

- Promover e acolher submissões de públicos minorizados e diversos;

- Encorajar autores/as a usar linguagem respeitosa e inclusiva ao escrever seus manuscritos. Linguagem inclusiva refere-se à diversidade e considera com respeito todas as pessoas; é uma linguagem sensível às diferenças e promove oportunidades iguais (ver APA’s Inclusive Language Guidelines);

- Orientar editores/as associados/as e avaliadores/as a se manifestarem imediatamente ao identificar linguagem que promova viés racista, etarista, sexista, ou qualquer tipo de viés que promova desrespeito, exclusão ou aversão a qualquer tipo de público ou população;

- Sugerir à autoria que tomem como base Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação científica: as diretrizes SAGER e suas listas de verificação, que oferece uma abordagem sistemática para o uso e para a revisão editorial da informação sobre sexo e gênero na pesquisa;

- Conduzir autores/as, revisores/as e editores/as a conhecer os documentos SciELO Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA,  APA’s Racism, Bias, and Discrimination , e APA’s Action Plan for Addressing Inequality, assim como APA’s Equity Diversity and inclusionCOPE’s Diversity and Inclusivity, e COPE Diversity, Equity, Inclusion, Accessibility position statement antes de submeter aos CGPC;

- Buscar representantes dos grupos minorizados, além da diversidade geográfica, institucional e de gêneros para ocupar os quadros da governança e avaliadores;

- Atentar, monitorar e analisar indicadores de gênero do corpo editorial, autoria e avaliação;

- Incentivar e apoiar coleta de dados que permitam desenvolvimento, mensuração, análise e gestão de indicadores de diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade;

- Fortalecer comunicação com todos os stakeholders (principalmente, corpo editorial, avaliadores e autores) sobre a relevância de adesão aos princípios DEIA, garantindo o progresso da ciência;

 - Promover os Princípios FAIR (findable, accessible, interoperable, and reusable – encontrável, acessível, interoperável e reutilizável) em todas as coleções.

Contribuições aceitas e sua estrutura básica

A rPOT aceita artigos em português, inglês e espanhol em oito tipos de trabalhos:

1. Estudos empíricos.

Trabalhos derivados de pesquisa empírica original.

Seções:

i) introdução (problema da pesquisa, objetivo(s) do trabalho, base teórico-conceitual, hipóteses e/ou questões norteadoras); ii) método (delineamento, participantes, instrumento(s), procedimentos de coleta de dados e cuidados éticos, procedimentos de análise de dados); iii) resultados (coerentes com seu(s) objetivo(s), hipóteses/questões norteadoras); vi) discussão (incluindo a conclusão, forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas e práticas). Em caso de múltiplos estudos, o método deve incluir as subdivisões de cada estudo, contemplando todas as subseções necessárias. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

2. Revisões da literatura e metanálises.

Sínteses de um amplo e pertinente conjunto de produções disponibilizadas na literatura científica da área com avaliação crítica dos conhecimentos já publicados.

Seções:

i) introdução (problema, justificativa/pertinência da realização do estudo; objetivo(s); ii) método (tipo de revisão, indicação de protocolo seguido, procedimentos de inclusão e exclusão de estudos, descrição de buscadores e período de cobertura das buscas, procedimentos de coleta e análise; resultados); iii) discussão (incluindo conclusão; forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas, metodológicas e práticas). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

3. Ensaios teóricos.

Trata-se de trabalhos baseados na literatura científica vigente para propor avanços teóricos relevantes para a área, discutindo as implicações científicas e práticas deles decorrentes. Espera-se que os autores analisem criticamente a(s) teoria(s), indicando suas contribuições, fragilidades e possíveis refinamentos. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

4. Artigos metodológicos.

Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

5. Relato de experiência.

Relato de intervenções com evidências de impacto social, que descreva métodos ou técnicas inovadoras e avaliação objetiva dos resultados da experiência.

Seções:

i) introdução (apresentação da experiência, descrição de aspectos contextuais, justificativas e relevância para a área de POT); ii) método (etapas de realização da experiência, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, os instrumentos ou ferramentas utilizados e procedimentos de análise de resultados; iii) resultados/discussão (incluindo beneficiários e impacto social), podendo ser adotados subtítulos coerentes e lógicos, contendo a análise de implicações da experiência e as contribuições da mesma para a atuação e o avanço do conhecimento em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).

6. Resenha.

Devem se referir a revisões críticas de obras nacionais ou estrangeiras recentes (últimos dois anos), orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Também serão aceitas resenhas cinematográficas. Devem ir além do mero resumo dos capítulos (ou do filme), realizando uma apreciação crítica da obra, apontando as possíveis contribuições para o campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho. Limitado a 10 páginas.

7. Seção de debate.

A convite da rPOT, esta modalidade visa promover o diálogo e o debate sobre temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A seção é composta por três partes diferentes e complementares, escritas por autores convidados pela rPOT. São convidados autores que sabidamente adotam posição favorável à temática norteadora, outros que defendem uma posição contrária, e um terceiro que desempenha o papel de moderador. 

8. Entrevistas.

A convite da rPOT, esta modalidade visa promover o diálogo com pesquisadores sobre temas atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins.

 

Periodicidade. 

Fluxo contínuo.

Patrocinadores/Sponsors. 

Programas que apoiaram a criação da rPOT:

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC).

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (PG-PSTO/UnB). 

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (POSPSI/UFBA). 

 

Fonte de Apoio

Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).