Sobre a Revista
Missão
A revista destina-se a profissionais e acadêmicos de Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins que estejam dispostos a contribuir para o enriquecimento do debate crítico, da pesquisa e do ensino em POeT. Temos o objetivo de tornar disponível a produção inédita do conhecimento dentro da temática ampla do comportamento humano no trabalho e dos processos organizacionais que o envolvem.
Foco e escopo
A rPOT é uma revista especializada voltada à publicação de trabalhos originais, (Estudos empíricos, Revisões da literatura e metanálises, Ensaios teóricos, Artigos metodológicos, Relatos de experiência, Resenhas (livros/filmes), Seção de debate e Entrevistas) e Opinião, relacionados a todas as subáreas da Psicologia do Trabalho e das Organizações.
A título ilustrativo, apresentamos as subáreas com suas respectivas temáticas:
Psicologia do Trabalho:
– Fatores Humanos no Trabalho
– Saúde e Segurança no Trabalho
– Orientação Profissional e de Carreira
– Relações de Trabalho e Emprego
Ergonomia, condições de trabalho e sobrecarga;
Bem-estar, emoções e qualidade de vida;
Saúde física e mental no trabalho;
Interação trabalho-família;
Trabalho, desigualdades e exclusão social;
Precarização do trabalho;
Novas tecnologias e impactos no trabalho;
Teletrabalho e trabalho remoto;
Inserção profissional, transição de carreira e desenvolvimento profissional;
Emprego, desemprego e empregabilidade;
Envelhecimento e aposentadoria;
Mobilizações coletivas, sindicalismo e formas de organização de trabalhadores;
Impactos ambientais no mundo do trabalho.
Psicologia Organizacional
– Comportamento Organizacional
– Fatores Humanos nas Organizações
– Mudança, Inovação e Transformação Organizacional
– Comportamento Econômico e do Consumidor
Vínculos com o trabalho: motivação, envolvimento, satisfação, comprometimento;
Liderança, poder, conflito e negociação;
Clima, cultura e valores humanos;
Aprendizagem nas organizações;
Construção de instrumentos, avaliação e medidas;
Processos grupais e equipes de trabalho;
Desenho do trabalho nas organizações;
Empreendedorismo, criatividade e inovação;
Ética organizacional;
Fit organizacional;
Consultoria organizacional.
Gestão de Pessoas
– Psicologia de Pessoal
– Recrutamento e Seleção
– Desempenho no Trabalho e da Organização
– Treinamento, Desenvolvimento & Educação
Avaliação de desempenho;
Diagnóstico organizacional;
Gestão de cargos e salários;
Recrutamento e seleção;
Programas de integração e socialização;
Treinamento, desenvolvimento e educação;
Programas de mentoria;
Políticas e práticas de gestão de pessoas;
Responsabilidade social, ambiental e governança;
Ensino, Pesquisa, Atuação e Formação
– Experiências inovadoras de atuação e ensino em POT
– Produção e divulgação de conhecimento em POT
Novas tecnologias no ensino da POT;
Desenvolvimento de competências em POT no trabalho e ensino remoto;
Estratégias de divulgação científica;
Processos de ensino em diferentes níveis (graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, cursos de aperfeiçoamento contínuo);
Publicação e redes científicas;
Empresas Juniores;
Experiências de formação (cursos e instituições de ensino) em POT.
Eixo temático transversal
– Fatores Humanos no Trabalho
Iniciativas, intervenções, programas, práticas e estudos que envolvam diversidade, inclusão e equidade em contextos de trabalho, nas organizações, nos sistemas de gestão de pessoas, na carreira, na formação e na pesquisa
Abordagens com públicos diversos: mulheres, LGBTQIA+, étnico-racial, indígenas, idosos, pessoas com deficiência, etc.;
Treinamentos de vieses inconscientes;
Síndrome do impostor;
Iniquidade de oportunidades no trabalho;
Culturas de inclusão e pertencimento;
Assédio sexual, moral e discriminação de grupos minoritários;
Lideranças e alianças inclusivas;
Políticas e práticas organizacionais antirracistas, antissexistas, anti-homofobia, anti-ageístas e anti-capacitistas;
Processos de recrutamento e seleção às cegas;
Programas de recrutamento e seleção específicos para grupos minoritários; Interseccionalidades nos contextos de trabalho;
Microagressões;
Empregadores e questões de justiça social e restaurativa;
Locais de trabalho psicologicamente seguros;
Relações de poder e privilégios;
Avaliação do impacto de programas de diversidade e inclusão em organizações;
Inclusão e participação de grupos minoritários na ciência;
Impactos ambientais nas iniciativas de diversidade, inclusão e equidade.
Princípios DEIA
POLÍTICAS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
A rPOT assevera seu compromisso com o fomento e a disseminação do conhecimento como um bem comum, com equidade e justiça, envolvendo os princípios de Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA) e dessa maneira promovem governança inclusiva com públicos diversos e minorizados. Consequentemente, a rPOT ratifica seus esforços em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), com destaque para os objetivos 5-Igualdade Gênero e 10-Diminuição das desigualdades.
Nesse sentido, a rPOT se compromete a:
- Contribuir em iniciativas que têm o propósito de promover mudanças na comunidade acadêmica que vão ao encontro do ethos cultural de inclusão, equidade e representação da diversidade;
- Trabalhar sempre por representatividade ampla de autoria, editoria e avaliação, considerando a diversidade geográfica, institucional e socioeconômica;
- Promover e acolher submissões de públicos minorizados e diversos;
- Encorajar autores/as a usar linguagem respeitosa e inclusiva ao escrever seus manuscritos. Linguagem inclusiva refere-se à diversidade e considera com respeito todas as pessoas; é uma linguagem sensível às diferenças e promove oportunidades iguais (ver APA’s Inclusive Language Guidelines);
- Orientar editores/as associados/as e avaliadores/as a se manifestarem imediatamente ao identificar linguagem que promova viés racista, etarista, sexista, ou qualquer tipo de viés que promova desrespeito, exclusão ou aversão a qualquer tipo de público ou população;
- Sugerir à autoria que tomem como base Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicação científica: as diretrizes SAGER e suas listas de verificação, que oferece uma abordagem sistemática para o uso e para a revisão editorial da informação sobre sexo e gênero na pesquisa;
- Conduzir autores/as, revisores/as e editores/as a conhecer os documentos SciELO Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA, APA’s Racism, Bias, and Discrimination , e APA’s Action Plan for Addressing Inequality, assim como APA’s Equity Diversity and inclusion, COPE’s Diversity and Inclusivity, e COPE Diversity, Equity, Inclusion, Accessibility position statement antes de submeter aos CGPC;
- Buscar representantes dos grupos minorizados, além da diversidade geográfica, institucional e de gêneros para ocupar os quadros da governança e avaliadores;
- Atentar, monitorar e analisar indicadores de gênero do corpo editorial, autoria e avaliação;
- Incentivar e apoiar coleta de dados que permitam desenvolvimento, mensuração, análise e gestão de indicadores de diversidade, igualdade, inclusão e acessibilidade;
- Fortalecer comunicação com todos os stakeholders (principalmente, corpo editorial, avaliadores e autores) sobre a relevância de adesão aos princípios DEIA, garantindo o progresso da ciência;
- Promover os Princípios FAIR (findable, accessible, interoperable, and reusable – encontrável, acessível, interoperável e reutilizável) em todas as coleções.
Contribuições aceitas e sua estrutura básica
A rPOT aceita artigos em português, inglês e espanhol em oito tipos de trabalhos:
1. Estudos empíricos.
Trabalhos derivados de pesquisa empírica original.
Seções:
i) introdução (problema da pesquisa, objetivo(s) do trabalho, base teórico-conceitual, hipóteses e/ou questões norteadoras); ii) método (delineamento, participantes, instrumento(s), procedimentos de coleta de dados e cuidados éticos, procedimentos de análise de dados); iii) resultados (coerentes com seu(s) objetivo(s), hipóteses/questões norteadoras); vi) discussão (incluindo a conclusão, forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas e práticas). Em caso de múltiplos estudos, o método deve incluir as subdivisões de cada estudo, contemplando todas as subseções necessárias. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).
2. Revisões da literatura e metanálises.
Sínteses de um amplo e pertinente conjunto de produções disponibilizadas na literatura científica da área com avaliação crítica dos conhecimentos já publicados.
Seções:
Seções: i) introdução (problema, justificativa/pertinência da realização do estudo; objetivo(s)); ii) método (tipo de revisão, indicação de protocolo seguido, procedimentos de inclusão e exclusão de estudos, descrição de buscadores e período de cobertura das buscas, procedimentos de coleta e análise); iii) resultados; iv) discussão (incluindo conclusão; forças e limitações, sugestão de novos estudos, implicações teóricas, metodológicas e práticas). Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).
3. Artigos metodológicos.
Trata-se da apresentação de novas abordagens metodológicas, modificação de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. O uso de dados empíricos, neste caso, serve unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).
4. Relato de experiência.
Relato de intervenções com evidências de impacto social, que descreva métodos ou técnicas inovadoras e avaliação objetiva dos resultados da experiência.
Seções:
i) introdução (apresentação da experiência, descrição de aspectos contextuais, justificativas e relevância para a área de POT); ii) método (etapas de realização da experiência, descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, os instrumentos ou ferramentas utilizados e procedimentos de análise de resultados; iii) resultados/discussão (incluindo beneficiários e impacto social), podendo ser adotados subtítulos coerentes e lógicos, contendo a análise de implicações da experiência e as contribuições da mesma para a atuação e o avanço do conhecimento em Psicologia das Organizações e do Trabalho. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos). Limitado a 30 páginas (caso seja excepcionalmente necessária a ampliação do número de páginas, favor justificar em carta às editoras).
5. Ensaios teóricos.
A convite da rPOT, esta modalidade visa publicar trabalhos baseados na literatura científica vigente para propor avanços teóricos relevantes para a área, discutindo as implicações científicas e práticas deles decorrentes. Espera-se que os autores analisem criticamente a(s) teoria(s), indicando suas contribuições, fragilidades e possíveis refinamentos. Recomenda-se equilíbrio entre referências clássicas e atuais (últimos cinco anos).
6. Resenha.
Devem se referir a revisões críticas de obras nacionais ou estrangeiras recentes (últimos dois anos), orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. Também serão aceitas resenhas cinematográficas. Devem ir além do mero resumo dos capítulos (ou do filme), realizando uma apreciação crítica da obra, apontando as possíveis contribuições para o campo da Psicologia das Organizações e do Trabalho. Limitado a 10 páginas.
7. Seção de debate.
A convite da rPOT, esta modalidade visa promover o diálogo e o debate sobre temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho. A seção é composta por três partes diferentes e complementares, escritas por autores convidados pela rPOT. São convidados autores que sabidamente adotam posição favorável à temática norteadora, outros que defendem uma posição contrária, e um terceiro que desempenha o papel de moderador.
8. Entrevistas.
A convite da rPOT, esta modalidade visa promover o diálogo com pesquisadores sobre temas atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho e áreas afins.
9. Opinião.
A convite da rPOT, esta modalidade visa a trazer opinião de pesquisadores sobre determinados temas e assuntos atuais de interesse da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Periodicidade.
A rPOT adotou, desde 2024, a modalidade de publicação continuada, ou seja, os artigos aprovados e editados são imediatamente publicados em um volume anual, não sendo necessário fechar um número ou obedecer a uma frequência determinada. Anteriormente, a periodicidade da revista era quadrimestral. Na nova modalidade os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar o elocation-id, um identificador eletrônico único para cada artigo no volume.
Informações adicionais
Para mais informações sobre Ciência Aberta, consulte os itens abaixo disponíveis no documento de Critérios SciELO Brasil:
2.3. Critérios SciELO Brasil: e o modus operandi de Ciência Aberta (pág. 7-9). (...) Até o final de 2023, o modus operandi de ciência aberta deverá ser adotado por toda a Coleção.
5.2.4. Relevância, sustentabilidade e qualificação editorial (pág. 14 – 19).
Abaixo estão disponíveis para sua consulta, a título de exemplo, periódicos da Coleção SciELO Brasil que estão alinhados com a Ciência Aberta e os princípios DEIA (peer review informado; preprint, dados abertos e outras recomendações):
Ciências da Saúde
o Arquivos de Gastroenterologia
o Revista de Odontologia da UNESP: (Aborda o uso de I.A)
o Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Aborda o uso de I.A)
Ciências Humanas/ Sociais Aplicadas
o BBR. Brazilian Business Review
o Educação & Sociedade
o Fractal: Revista de Psicologia
o História da Historiografia
o RDBCI
Linguística, Letras e Artes
o Texto Livre
o Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (Apresenta Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta adaptado, veja em: (folha de rosto) no site do periódico.
Reforçamos que nossa avaliação se baseia nos Critérios SciELO Brasil: recomendamos leitura e alinhamento com as orientações, principalmente as questões de:
- Ciência aberta
- Preprints
- Peer Review Informado
- Dados Aberto
- DEIA
- Publicação Contínua de Artigos
- CC-BY
- DOAJ e DOAJ Seal
- ORCID
SciELO - Metodologias e Tecnologias: políticas, guias e ferramentas. Neste link o encontra-se, informações sobre:
- Guia para Marcação e Publicação de contribuição de autores: Taxonomia CRediT;
- Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica;
- Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta;
- Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO;
Conformidade com a Ciência Aberta
A rPOT está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta.
Entende-se por Ciência Aberta a nova forma de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, preconizando a transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Essa abertura compreende e promove mudanças significativas no trabalho de editoração do periódico, contribuindo para acelerar a publicação das pesquisas por meio da publicação contínua e da utilização de repositórios preprints, de modo a facilitar a avaliação dos artigos, a replicabilidade das pesquisas e a reutilização dos dados coletados.
A adoção e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta supõem: acesso aberto; preprints como início do fluxo de produção dos artigos; gestão transparente dos dados da pesquisa; disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos.
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“Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” como arquivo suplementar. Por meio dele, o autor declara seguir as práticas da Ciência Aberta.
Dados abertos
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Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados.
Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.
O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.
Disponibilização dos dados de pesquisa
Na fase de editoração, será solicitado ao autor correspondente que informe sobre os dados de pesquisa relacionados com o artigo, sendo oferecida as opções: (1) Os dados estão disponíveis em (citar o repositório e o DOI dos dados depositados); (2) Os dados serão fornecidos mediante solicitação; (3) Todos os dados foram gerados ou analisados nesse estudo; (4) Não se aplica
Documentos Suplementares
Indicação de pareceristas
Tabelas e figuras editáveis
Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta
Processo de avaliação por pares
A avaliação dos manuscritos de pesquisa é função principal da rPOT nas seguintes dimensões: análise da pesquisa segundo o método científico; obediência aos cânones éticos; e alinhamento com as práticas da Ciência Aberta e da área temática da pesquisa.
A política editorial do periódico define os seguintes critérios para avaliação dos textos: atendimento às exigências de formatação; originalidade; relevância temática; clareza e precisão na delimitação do objeto; consistências teórica e metodológica do conteúdo; rigor analítico; atualidade; qualidade do texto; e adequação ao escopo editorial.
Os trabalhos submetidos passam por quatro fases de avaliação: (1) a primeira consiste na triagem realizada pelas Editoras-chefes, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial e ao escopo do periódico, bem como às exigências formais, além de seu potencial para publicação; (2) a segunda fase refere-se à avaliação preliminar pelos editores de seção, a qual visa identificar a contribuição e a qualidade do artigo para o periódico, de modo a verificar precisão na delimitação do objeto, consistências teórica e metodológica e rigor analítico; (3) a terceira fase consiste no processo de avaliação pelos pares, com indicação pelos editores de, pelo menos, dois avaliadores em avaliação duplo-anonimizada, exceto para artigos disponibilizados em servidores preprint ou cujos autores optarem pela avaliação aberta (Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta) ocorrendo avaliação em “simples anonimizada”; (4) a quarta fase consiste na submissão dos artigos aprovados nas fases anteriores ao processo de avaliação de similaridades. Em caso de detecção de alto grau de similaridade a texto já publicado, o artigo poderá ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo, havendo exceção para quando se tratar de artigos em servidor preprint.
A decisão final das Editoras-chefes sobre os artigos será sustentada pela recomendação do editor de seção e dos avaliadores, bem como pela efetivação pelo autor dos ajustes recomendados, se for esse o caso.
Compete, portanto, aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, os textos retornarão aos avaliadores para avaliação final.
O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender: 1) aceite; 2) indicação para efetuação de correções obrigatórias; 3) nova submissão para avaliação; ou 4) rejeição.
Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, a rPOT oferece aos avaliadores a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades.
A rPOT publica na versão final do artigo o nome e ORCID do editor responsável pelo processo de avaliação.
Patrocinadores/Sponsors.
Programas que apoiaram a criação da rPOT:
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC).
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília (PG-PSTO/UnB).
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (POSPSI/UFBA).
Fonte de Apoio
Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT).