Preditores da Intenção de Compra de Alimentos Orgânicos no Contexto Brasileiro

Autores

Resumo

Esse artigo utiliza um modelo estendido da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) com o objetivo de explicar a intenção de compra de alimentos orgânicos (ICAO). Além dos três construtos da TCP (atitudes, normas subjetivas e controle comportamental percebido), foram incluídos no modelo: normas morais positivas, normas morais negativas e normas descritivas. A adequação do modelo foi avaliada por meio de modelagem de equações estruturais. A pesquisa utilizou o delineamento de levantamento com coleta de dados online e amostragem não-probabilística. Participaram 705 consumidores brasileiros, maiores de 18 anos, responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras de alimentos em suas residências. Em ordem de tamanho dos coeficientes de caminho, controle comportamental percebido, atitudes, normas morais negativas, normas subjetivas e normas descritivas são preditores da ICAO. As normas morais positivas não demonstraram impacto como preditora da ICAO. Nas discussões, são apresentadas as implicações teóricas e práticas, limitações da pesquisa e possibilidades de estudos futuros.


Palavras-chave: intenção, alimentos orgânicos, atitudes, comportamento do consumidor, modelagem de equações estruturais.

Biografia do Autor

Gabriel Horn Iwaya, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de concentração da Psicologia das Organizações e do Trabalho, linha de pesquisa em "Processos psicossociais e de saúde no trabalho e nas organizações", vinculado ao Laboratório de Processos de Aprendizagem, Conhecimento e Gestão em Organizações e Trabalho (LABPOT).

Downloads

Publicado

2022-04-01

Edição

Seção

Artigos