Competências Mapeadas e Capacitações Ofertadas em uma Universidade Federal Brasileira
Resumo
O mapeamento de competências é um instrumento de diagnóstico em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Seus resultados devem orientar o planejamento de ações de capacitação. O presente estudo buscou descrever e analisar a coerência entre as competências mapeadas por uma universidade pública e o seu planejamento de capacitação. Para tanto, foram analisados os planos de Capacitação e os relatórios de mapeamento de competências dos três ciclos de mapeamento realizados entre os anos 2011 e 2018, a partir de três parâmetros: número de ações de capacitação ofertadas, número de servidores capacitados e a carga horária das ações. Nos resultados, foi identificado que a maioria das competências-alvo dos planos de capacitação haviam sido identificadas com gap médio ou baixo (52,88% e 84,09%, respectivamente) ou mesmo estavam fora do mapeamento de competências (24,03%). Esses dados podem tanto apontar para um desperdício de recurso público, como determinar a ineficiência do planejamento de capacitação.
Palavras-chave: gestão por competências, diagnóstico de competência, administração pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade do autor. Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, o autor assume que: 1) este mesmo manuscrito não está em apreciação em outro periódico, nacional ou não; 2) está disposto a esperar pelo tempo de tramitação de seu manuscrito, estando ainda ciente que, uma vez aceito, o manuscrito pode ter de ficar em espera devido à regra da revista de publicar apenas 2 (dois) artigos de autores de uma mesma instituição por número, garantindo sua diversidade geográfica; 3) uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do autor, por escrito.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do autor detentor do trabalho original.
Se o manuscrito for aceito, o autor deverá enviar uma carta de cessão de direitos autorais,conforme modelo que pode ser obtido aqui. Todos os autores devem assinar a mesma carta e enviá-la juntamente ao e-mail pelo qual foram comunicados da aceitação final do manuscrito.