Percepção de Suporte Organizacional na Segurança Pública: Uma Revisão Integrativa

Autores

Resumo

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional para identificar como a percepção de suporte organizacional (PSO) foi investigada nos estudos conduzidos na área da segurança pública. Buscou-se apresentar um panorama do conhecimento científico produzido sobre o tema entre policiais e bombeiros nas últimas duas décadas, demonstrando o desenvolvimento das pesquisas ao longo do tempo e os principais resultados obtidos. As buscas foram feitas utilizando o software Publish or Perish, considerando o período de 2000 até 2020, na base de dados do Google acadêmico. Foram analisados 53 artigos na íntegra e identificada a predominância de estudos nos Estados Unidos com crescimento baixo indicado pelo estimador de declive de Sen (Q = 0,25 [IC99% = 0,05 - 0,50]. Os resultados demonstram que, no âmbito da segurança pública, a PSO ocupa um papel importante na relação entre trabalhador e instituição, estando relacionada a vários indicadores de bem-estar e desempenho no trabalho. Foram discutidas as contribuições dos resultados encontrados e possibilidades de investigações futuras.

Palavras-chave: suporte organizacional, segurança pública, revisão de literatura.

Biografia do Autor

  • Martina Mazzoleni, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Mestre e Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Victoria Ayelen Gomez, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Psicóloga pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).

  • Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

  • Clara Fernandes Rezende Nunes, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Aluna de graduação de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Psicologia pela UnB.

  • Filipe Santana Lima, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Cláudio Vaz Torres, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Ph.D. em Industrial Organizational Psychology - California School of Professional Psychology. É professor do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-graduação em Ciência do Comportamento da Universidade de Brasília (UnB).

  • Thiago Gomes Nascimento, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Doutor em Administração e Mestre e Doutorando em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Comportamento da UnB e Professor Adjunto do Centro Universitário Iesb.

  • Sérgio Eduardo Silva de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Doutor em Psicologia também pela UFRGS. Professor da Universidade de Brasília (UnB), atuando junto ao Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PsiCC) do Instituto de Psicologia da UnB.

  • Francisco Guilherme Lima Macedo , Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente do Centro Universitário IESB.

  • Lara Letícia Pinto Barbosa, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC) da Universidade de Brasília (UnB).

  • Francisco Antonio Coelho Junior, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e Organizações pela Universidade de Brasília. Professor Associado vinculado ao Departamento de Administração da Universidade de Brasília. Atua, também, no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Brasília.

  • Cristiane Faiad, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

    Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. É professora do Departamento de Psicologia Clínica e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília.

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Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Revisão da Literatura