Estressores Psicossociais e Saúde Ocupacional Entre Docentes da Educação Básica Pública
Resumo
O estudo analisou a relação entre estressores psicossociais, sexo, transtornos mentais comuns (TMC) e danos físicos relacionados ao trabalho, entre docentes da educação básica pública. Uma amostra de 452 participantes respondeu a três escalas e a um formulário sociodemográfico e laboral. Análises de regressão hierárquica indicaram os estressores explicando a ocorrência de TMC e danos físicos relacionados ao trabalho, independentemente do sexo do respondente. Maior ocorrência de sintomas foi relatada pelas mulheres. Destacaram-se a capacidade preditiva do conflito trabalho-família em relação a todos os sintomas analisados e da sobrecarga de trabalho em relação aos TMC e dores no corpo, principalmente membros inferiores, além de alterações no sono. Efeito interativo foi verificado entre sexo e conflito trabalho-família em relação aos danos físicos. A discussão da saúde no trabalho docente foi enriquecida com a inclusão da variável sexo e de outros estressores psicossociais, como a insegurança na carreira, ainda pouco explorados nas pesquisas junto a estes profissionais.
Palavras-chave: estressores psicossociais, saúde ocupacional, docentes.
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