Estimação dos Fatores de Capacidade no Trabalho Diante da Pandemia de COVID-19

Autores

Resumo

A capacidade de trabalho é um fator facilitador para a gestão em termos de vida, trabalho e produtividade. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma estimação dos fatores de capacidade para o trabalho (FCT) frente à pandemia de COVID-19, relacionando-os com gênero e idade dos trabalhadores, desenvolvimento pessoal e finanças. Foi realizado um survey exploratório com amostra não probabilística intencional e uma análise fatorial para refinar os dados e identificar os FCT estimados. Foram executados: testes de Levene, ANOVA, Kruskal-Wallis e Bonferroni para fazer suposições considerando os fatores gênero e idade. O SEM relacionou os fatores de desenvolvimento pessoal e finanças. Os resultados indicam que não houve mudança significativa quanto às estimações dos FCT de acordo com gênero e idade. Observa-se que o desenvolvimento pessoal e o alinhamento ao trabalho representam os FCT mais notáveis. A relevância dos estudos sobre capacidade para o trabalho continua sendo importante para avaliações das condições de trabalho.

Palavras-chave: capacidade para o trabalho, contexto de trabalho, COVID-19.

Biografia do Autor

Pamela Adelino Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

Pós-doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2019); Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010); e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atua na Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Administração. Tem experiência na área de Administração e Engenharia da Produção, com ênfase em Administração de Empresas e Gerência da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional. Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos; Desenvolvimento Humano e Trabalhabilidade; Finanças e Economia; Vulnerabilidade social e Comportamento. Líder do GPTS - UFPB (Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade), concluiu o projeto de extensão Trabalhabilidade Ativa em 2020 com a premiação Elo Cidadão ofertado pela UFPB. Participante do GEPS - UFPB (Grupo de estudos em Produção e Serviços) e do PMD – UFPE (Project Management and Development) e Vice-Chefe do Departamento de Administração.

Helen Silva Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

É Professora Associada I do Departamento de Administração da Universidade Federal    da Paraíba (UFPB - Campus I - João Pessoa) na área de Produção e Operações. É Doutora em Engenharia de Produção na área de Liderança em Gestão de Projetos pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009) e Mestre em Engenharia de Produção na área de Planejamento Estratégico e Sistema de Gestão da Qualidade pela Universidade Federal de Pernambuco (2005-2006) (Conceito CAPES 7), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), na área de Estratégia. Possui MBA em Gestão Financeira e Auditoria, com foco na área de Contabilidade de Custos. Atualmente realiza pesquisas com estudantes da área de tempos e movimentos; previsão de vendas; e gestão de estoques, com foco em pequenas e médias empresas.

Felipe Araujo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Ele trabalha como estagiário no setor financeiro de uma empresa privada e bolsista pela UFPB como pesquisador de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Tem experiência acadêmica em órgãos públicos e em logística, e sua área de atuação está em recursos humanos, logística e finanças.

Gillyanne Pereira Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

Atualmente é graduanda em Administração na Universidade Federal da Paraíba. Ela trabalha como atendente no setor de vendas de uma empresa privada de telefonia e atua como na UFPB como pesquisadora voluntária de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Possui formação técnica em Logística pela Faculdade Maurício de Nassau. Sua área de atuação está em recursos humanos, marketing e produção.

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Artigos