Estimação dos Fatores de Capacidade no Trabalho Diante da Pandemia de COVID-19

Autores

Resumo

A capacidade de trabalho é um fator facilitador para a gestão em termos de vida, trabalho e produtividade. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma estimação dos fatores de capacidade para o trabalho (FCT) frente à pandemia de COVID-19, relacionando-os com gênero e idade dos trabalhadores, desenvolvimento pessoal e finanças. Foi realizado um survey exploratório com amostra não probabilística intencional e uma análise fatorial para refinar os dados e identificar os FCT estimados. Foram executados: testes de Levene, ANOVA, Kruskal-Wallis e Bonferroni para fazer suposições considerando os fatores gênero e idade. O SEM relacionou os fatores de desenvolvimento pessoal e finanças. Os resultados indicam que não houve mudança significativa quanto às estimações dos FCT de acordo com gênero e idade. Observa-se que o desenvolvimento pessoal e o alinhamento ao trabalho representam os FCT mais notáveis. A relevância dos estudos sobre capacidade para o trabalho continua sendo importante para avaliações das condições de trabalho.

Palavras-chave: capacidade para o trabalho, contexto de trabalho, COVID-19.

Biografia do Autor

  • Pamela Adelino Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

    Pós-doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2019); Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010); e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atua na Universidade Federal da Paraíba no Departamento de Administração. Tem experiência na área de Administração e Engenharia da Produção, com ênfase em Administração de Empresas e Gerência da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Operacional. Administração da Produção, Gestão da Qualidade e Gestão de Projetos; Desenvolvimento Humano e Trabalhabilidade; Finanças e Economia; Vulnerabilidade social e Comportamento. Líder do GPTS - UFPB (Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade), concluiu o projeto de extensão Trabalhabilidade Ativa em 2020 com a premiação Elo Cidadão ofertado pela UFPB. Participante do GEPS - UFPB (Grupo de estudos em Produção e Serviços) e do PMD – UFPE (Project Management and Development) e Vice-Chefe do Departamento de Administração.

  • Helen Silva Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

    É Professora Associada I do Departamento de Administração da Universidade Federal    da Paraíba (UFPB - Campus I - João Pessoa) na área de Produção e Operações. É Doutora em Engenharia de Produção na área de Liderança em Gestão de Projetos pela Universidade Federal de Pernambuco (2007-2009) e Mestre em Engenharia de Produção na área de Planejamento Estratégico e Sistema de Gestão da Qualidade pela Universidade Federal de Pernambuco (2005-2006) (Conceito CAPES 7), Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), na área de Estratégia. Possui MBA em Gestão Financeira e Auditoria, com foco na área de Contabilidade de Custos. Atualmente realiza pesquisas com estudantes da área de tempos e movimentos; previsão de vendas; e gestão de estoques, com foco em pequenas e médias empresas.

  • Felipe Araujo Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

    Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Ele trabalha como estagiário no setor financeiro de uma empresa privada e bolsista pela UFPB como pesquisador de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Tem experiência acadêmica em órgãos públicos e em logística, e sua área de atuação está em recursos humanos, logística e finanças.

  • Gillyanne Pereira Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil

    Atualmente é graduanda em Administração na Universidade Federal da Paraíba. Ela trabalha como atendente no setor de vendas de uma empresa privada de telefonia e atua como na UFPB como pesquisadora voluntária de iniciação científica em estudos sobre trabalhabilidade. Também participa do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Sociedade. Possui formação técnica em Logística pela Faculdade Maurício de Nassau. Sua área de atuação está em recursos humanos, marketing e produção.

Downloads

Publicado

2023-01-01

Edição

Seção

Estudo Empírico