A Relação entre Burnout e Inteligência Emocional: Uma Metanálise

Autores

Resumo

Nos resultados de pesquisas científicas, as evidências da relação entre Inteligência Emocional (IE) e burnout são contraditórias. Para tanto, foi realizada metanálise com o objetivo de analisar a relação entre IE e burnout. Foram selecionados 59 artigos, extraídos das bases de dados SCOPUS e ScienceDirect, para compor a amostra final da revisão, que abrangeu 16.084 participantes com idade média de 34,5 anos (DP = 8,62), sendo 41% do sexo masculino. Os achados sugerem que a IE está de forma significativa e com força moderada associada negativamente aos níveis de burnout. Logo, níveis mais altos de IE relacionam-se a níveis mais baixos de burnout e IE mais baixa está associada à maior frequência de sintomas de burnout. Sugere-se que, em futuras pesquisas, sejam investigadas quais facetas da IE exercem mais influência sobre o burnout. Ainda, é indicado realizar análises sobre que fatores são antecedentes e mantenedores dele em indivíduos de diferentes idades e profissões.

Palavras-chave: burnout, inteligência emocional, metanálise.

Biografia do Autor

Nórthon Roberto Ferreira de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela Faculdade de Ensino Regional Alternativo (FERA-AL). Integrante do Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica (NEAP - UFPE). Ex-Membro do Laboratório de Neurociência Cognitiva - LNeC da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ex-Integrante do Grupo de Pesquisa em Neurociência e Neuropsicologia (GPeNN) e do Laboratório de Avaliação Neurocientífica, Cognitiva e Comportamental (LANCCom) da Universidade Federal de Alagoas. Ex-Membro do Núcleo de Psicologia Educacional e Escolar de Alagoas (NPEE-AL). Ex-integrante do serviço especializado em Autismo da Associação Pestalozzi de Maceió. Particularmente, tem como foco de estudos: Neurociências, Terapia Cognitivo-Comportamental, Mindfulness e Avaliação Psicológica.

Alanny Nunes de Santana, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2020). Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Estratego. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2012.2). Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar e da Saúde pelo Centro Treinamento e Consultoria em Psicologia Hospitalar (CTCPH, 2016). Foi bolsista do programa Jovens Talentos para a Ciência financiado pela CAPES, no período de Agosto de 2013 à Agosto de 2014. Foi bolsista no Programa A Monitoria Acadêmica no CCBS: Contribuindo para a Construção do Conhecimento, no período de 2015 à 2016. Atualmente participa enquanto pesquisadora do Laboratório de Neuropsicologia Cognitiva e Inovação Tecnológica - Cognitive Lab (UFCG).

José Maurício Haas Bueno, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco; área de concentração em Avaliação Psicológica. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvendo suas atividades na Graduação em Psicologia e na Pós-graduação em Psicologia Cognitiva. Realiza, orienta e publica trabalhos em três linhas de investigação científica: 1) Construção, adaptação e investigação das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação psicológica; 2) Avaliação do efeito e das relações das habilidades socioemocionais com outras variáveis, em diversos contextos e situações; e 3) Desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de intervenção para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Em todos os casos, a ênfase recai sobre o processamento cognitivo de informações emocionais (inteligência emocional).

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos