Primeiras Evidências de Validade da Escala de Inteligência Emocional de Líderes

Autores

Resumo

O estudo objetivou construir e buscar as primeiras evidências de validade da Escala de Inteligência Emocional de Líderes (EIEL), uma medida que pretende aferir quatro habilidades da inteligência emocional. Foram realizados estudos para buscar evidências de validade de conteúdo e de estrutura interna através da utilização de índices de concordância dos itens, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. Utilizou-se a Análise Paralela, alfa de Cronbach, ômega de McDonald e a correlação item-total. Numa versão inicial, 49 itens foram aplicados em 647 líderes. Foram obtidos quatro fatores, conforme previsto teoricamente, com boa estrutura interna (α = 0,810; ω = 0,738). Ao final, 48 itens atingiram um bom resultado diante das análises empregadas e constituíram a versão final do instrumento. Indica-se a aplicação da EIEL em pesquisas científicas. Sugere-se novos estudos para validar sua estrutura fatorial. Salienta-se a falta de um controle maior em relação ao viés da desejabilidade social.

Palavras-chave: evidência de validade, inteligência emocional, liderança.

Biografia do Autor

Paloma Pereira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Psicóloga (FAFIRE) e mestra em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é doutoranda em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e consultora organizacional da ASeleta | Soluções em Gestão de Pessoas. Pesquisa sobre temas relacionados à inteligência emocional e psicologia organizacional. Também é coautora de livros relacionados à temática da avaliação psicológica.

Rodrigo Leão Ferreira do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutorando em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio, na área de Psicometria e Análise de Dados. Tem mestrado e bacharelado pela mesma instituição. Atuou como professor de graduação em Psicologia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Atualmente atua como psicólogo clínico com formação em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão pela USP. 

J. Landeira-Fernandez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutor em Neurociência Comportamental (UCLA). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é o atual diretor.

Juliane Callegaro Borsa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2023-07-01