Escala de Estressores de Desafio Social no Trabalho: Validação Psicométrica e Aplicação no Contexto Brasileiro

Autores

Resumo

Essa pesquisa objetivou adaptar e verificar evidências de validade psicométrica da Escala de Estressores de Desafio Social no Trabalho (EEDST) para o contexto brasileiro. O instrumento remete a um conjunto de situações percebidas como difíceis ou obscuras e que requerem algum tipo de comportamento social para garantir o desempenho laboral. A amostra contou com dados de 272 trabalhadores de três diferentes ramos de atividade. Utilizou-se a técnica de implementação otimizada de Análise Paralela que indicou uma estrutura unidimensional com oito itens que endossam os padrões de resposta, conforme parâmetros de Teoria de Resposta ao Item. Os resultados confirmaram a qualidade do ajuste do modelo (χ²/gl = 0,964; CFI = 0,995; TLI = 0,993; RMSEA = 0,056; WRMR = 0,050), assim como a sua precisão e a sua replicabilidade. Como evidência de validade externa, aponta-se a correlação positiva entre Estresse de Desafio Social no Trabalho e Engajamento no Trabalho. Concluiu-se que a EEDST possui uma estrutura confiável para mensurar o novo conceito de estresse-desafio no Brasil.

Palavras-chave: psicometria, estressor-desafio, estresse social.

Biografia do Autor

Romulo Matos de Moraes, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Brasil

Administrador, Mestre em Administração (Fucape Business School), Doutorando em Cognição e Linguagem (Uenf), Especialista em Administração e Marketing e Especialista em Práticas Pedagógicas. Realiza pesquisas nas áreas de Comportamento Organizacional; Política Organizacional e Estatística Aplicada. Atualmente é Diretor-Geral do Ifes - Campus de Alegre.

Rosalee Santos Crespo Istoe, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo/SP. (1991), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo/SP. (1999) e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ. (2007). É Psicologa e Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 

Valtair Afonso Miranda , Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Brasil

Pós-doutorado em Cognição e Linguagem (UENF), Doutorado em História (UFRJ), Doutorado em Ciências da Religião (UMESP), Mestrado em Ciências da Religião (UMESP), Mestrado em Teologia (STBSB), Graduação em História (UNIVERSO) e Graduação em Teologia (FTSA/STBSB). É Diretor Acadêmico da Faculdade Batista do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Edição

Seção

Artigos