Atuação de Psicólogas/os sobre o Alcoolismo no Trabalho: Revisão de Escopo
https://doi.org/10.5935/rpot/2023.2.24263
Resumo
A alta prevalência do alcoolismo no contexto do trabalho no Brasil traz desafios à inserção do profissional de Psicologia no campo da saúde do trabalhador. Visando contribuir nessa direção, objetivou-se identificar e analisar ações de pesquisa e intervenção realizadas por psicólogos/as diante do alcoolismo em contextos de trabalho. Tendo como referencial teórico a Psicologia Social do Trabalho, foi realizada uma revisão de escopo baseada na Recomendação PRISMA-ScR, com análise das 11 publicações incluídas. Ações de prevenção são escassas e iniciativas deste tipo têm origem na universidade. Intervenções que partem do diagnóstico de alcoolismo objetivaram predominantemente a abstinência de álcool e contavam com uma estrutura bem delimitada. Argumenta-se sobre a importância de refletir sobre a atuação das/os psicólogas/os acerca do seu ofício com relação ao alcoolismo no trabalho por meio da criação de espaços dialógicos e do incentivo à produção científica.
Palavras-chave: alcoolismo, atuação do psicólogo, trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões expressas nos manuscritos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as).
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais sobre os artigos publicados e concedem à Revista Psicologia: Organizações e Trabalho (rPOT) o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY), permitindo seu compartilhamento, distribuição, reprodução e adaptação, desde que seja devidamente citada a publicação original na rPOT.
Todos os artigos publicados recebem identificador digital permanente (DOI).
Os manuscritos devem respeitar os princípios da integridade científica e da originalidade. A reprodução de trechos, figuras, tabelas ou outros materiais previamente publicados deverá observar a legislação de direitos autorais, as normas de citação e, quando necessário, ser acompanhada da autorização dos respectivos detentores dos direitos.