Estressores na Enfermagem: Associação com Variáveis Sociodemográficas, Burnout e Suporte Laboral

Autores

Resumo

O adoecimento psíquico é cada vez mais constatado no campo da enfermagem. Esse estudo transversal avaliou a vulnerabilidade aos estressores ocupacionais em 584 trabalhadores da enfermagem. Investigou-se as associações com burnout, suporte laboral e variáveis sociodemográficas, através de: (a) questionário de dados sociodemográficos e laborais, (b) Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho, (c) Escala de Percepção do Suporte Laboral e (d) Escala Brasileira de Burnout. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Constatou-se que a vulnerabilidade ao estresse é mais elevada em trabalhadores com idade mais avançada, com mais tempo de formação e de trabalho e com dupla jornada. As correlações foram positivas entre estressores e burnout, e negativas entre estressores e suporte laboral. O modelo de melhor predição do aumento da vulnerabilidade ao estresse foi menor percepção de suporte laboral, maiores indicadores de burnout e ter mais tempo exercendo a profissão. Tais informações são úteis para se refletir acerca de intervenções, visando à promoção de saúde nessa área.

Palavras-chave: estresse do trabalho, burnout, suporte laboral.

Biografia do Autor

Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru), Brasil

Psicóloga. Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Atua como docente universitária e psicóloga no Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) na Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE-Jaú).  

Hugo Ferrari Cardoso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil

Psicólogo. Pós-doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Professor Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Bauru) dos cursos de Psicologia (Graduação e Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem). 

Downloads

Publicado

2022-10-01

Edição

Seção

Artigos