Bases de Poder Social e Assédio Moral no Trabalho de Professores(as) Universitários(as)

Autores

Resumo

O assédio moral no contexto universitário pode atingir professores vulneráveis a relações interpessoais violentas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência das bases de poder dos colegas de trabalho sobre o assédio moral (definido pelas dimensões condições de trabalho, preconceito e humilhação). A partir da coleta de dados on-line obteve-se uma amostra de 223 professores, sendo 57,8% mulheres, com média de idade de 47,5 (DP = 10,1). Os resultados mostraram que docentes mulheres tendem a vivenciar mais preconceito e condições de trabalho que caracterizam o assédio moral quando comparadas aos homens. As análises de regressão evidenciaram que o poder coercitivo – uma das facetas das bases de poder - prediz condições de trabalho e humilhação. Já o poder legítimo – outra base de poder - prediz preconceito e humilhação. Destaca-se a importância da promoção de processos de gestão de pessoas que visem a melhoria nas relações interpessoais entre professores para a prevenção do assédio moral.

Palavras-chave: assédio moral, bases de poder, professores universitários.

Biografia do Autor

Alline Alves Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo

Beatriz Baltazar Wgiete da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Aluna do curso de Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Laura Koch Collodetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Aluna do curso de Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

Lara Barros Martins, Universidad Loyola Andalucía, Espanha

Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidad Loyola Andalucía, Sevilha, Espanha

Alexsandro Luiz de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil

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Publicado

2023-07-01