Bases de Poder Social e Assédio Moral no Trabalho de Professores(as) Universitários(as)

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Resumo

O assédio moral no contexto universitário pode atingir professores vulneráveis a relações interpessoais violentas. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência das bases de poder dos colegas de trabalho sobre o assédio moral (definido pelas dimensões condições de trabalho, preconceito e humilhação). A partir da coleta de dados on-line obteve-se uma amostra de 223 professores, sendo 57,8% mulheres, com média de idade de 47,5 (DP = 10,1). Os resultados mostraram que docentes mulheres tendem a vivenciar mais preconceito e condições de trabalho que caracterizam o assédio moral quando comparadas aos homens. As análises de regressão evidenciaram que o poder coercitivo – uma das facetas das bases de poder - prediz condições de trabalho e humilhação. Já o poder legítimo – outra base de poder - prediz preconceito e humilhação. Destaca-se a importância da promoção de processos de gestão de pessoas que visem a melhoria nas relações interpessoais entre professores para a prevenção do assédio moral.

Palavras-chave: assédio moral, bases de poder, professores universitários.

Biografia do Autor

  • Alline Alves Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

    É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. É mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo

  • Beatriz Baltazar Wgiete da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

    Aluna do curso de Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

  • Laura Koch Collodetti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

    Aluna do curso de Graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil.

  • Lara Barros Martins, Universidad Loyola Andalucía, Espanha

    Professora do curso de graduação em Psicologia da Universidad Loyola Andalucía, Sevilha, Espanha

  • Alexsandro Luiz de Andrade, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

    Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, Brasil

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Publicado

2023-07-01

Edição

Seção

Estudo Empírico