Coesão, Potência da Equipe e Desempenho na Seleção Militar: Dinâmica e Eficácia
Resumo
Este estudo investiga a influência de variáveis de processo de equipe na dinâmica grupal em contextos militares, com uma amostra de 196 candidatos à Academia Militar Portuguesa, organizados em 28 equipes. As avaliações ocorreram em dois momentos, incluindo auto-relatos sobre coesão social e de tarefas, potência e viabilidade da equipe, além de avaliações externas de liderança, autocontrole e resolução de problemas. Os resultados indicam que a potência da equipe é um forte preditor do desempenho em liderança. A viabilidade da equipe medeia parcialmente a relação entre potência e liderança, e medeia totalmente a relação entre coesão de tarefa e resolução de problemas. As análises incluíram testes de Mann-Whitney e Modelagem de Equações Estruturais. Os achados revelam um aumento da eficácia da equipe ao longo do tempo, impulsionado por uma comunicação mais eficaz e pela contextualização das experiências. O estudo destaca a viabilidade como fator-chave na conversão da dinâmica em desempenho.
Palavras-chave: eficácia coletiva, potência grupal, efetividade da equipe, seleção de pessoal, coesão do grupo de trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.