Primera Evidencia de Validez de la Escala de Inteligencia Emocional de Líderes

Autores/as

Resumen

El estudio tuvo como objetivo construir y buscar las primeras evidencias de validez de la Escala de Inteligencia Emocional para Líderes (EIEL), medida que pretende evaluar cuatro habilidades de la inteligencia emocional. Se realizaron estudios para buscar evidencia de validez de contenido y estructura interna mediante el uso de índices de concordancia de ítems, análisis factorial exploratorio y análisis factorial confirmatorio. Se utilizaron análisis paralelos, alfa de Cronbach, omega de McDonald y correlación ítem-total. En una versión inicial se aplicaron 49 ítems a 647 líderes. Se obtuvieron cuatro factores, como previsto teóricamente, con buena estructura interna (α = 0.810; ω = 0.738). Al final, 48 ítems alcanzaron un buen resultado frente a los análisis utilizados y constituyeron la versión final del instrumento. Se indica la aplicación de EIEL en la investigación científica. Se sugieren más estudios para validar su estructura factorial. Se destaca la falta de un mayor control en relación al sesgo de deseabilidad social.

Palabras clave: evidencia de validez, inteligencia emocional, liderazgo.

Biografía del autor/a

Paloma Pereira de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Psicóloga (FAFIRE) e mestra em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é doutoranda em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e consultora organizacional da ASeleta | Soluções em Gestão de Pessoas. Pesquisa sobre temas relacionados à inteligência emocional e psicologia organizacional. Também é coautora de livros relacionados à temática da avaliação psicológica.

Rodrigo Leão Ferreira do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutorando em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio, na área de Psicometria e Análise de Dados. Tem mestrado e bacharelado pela mesma instituição. Atuou como professor de graduação em Psicologia pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Atualmente atua como psicólogo clínico com formação em Terapia Cognitiva Narrativa & Focada na Compaixão pela USP. 

Jesus Landeira-Fernandez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutor em Neurociência Comportamental (UCLA). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde é o atual diretor.

Juliane Callegaro Borsa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brazil

Doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Publicado

2023-07-01