A Needs Assessment with LGBTQIA+ people: a narrative-dialogical perspective.

A Needs Assessment with LGBTQIA+ people

Authors

  • Matheus da Silva Neves Universidade de Brasília
  • Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos Universidade de Brasília

Abstract

Prejudice is an aspect of socialization that crosses and marks the forms of self-identification of the Self and its capacity to produce interlocutions with the world. The article analyzes the narratives in the light of collaborative and dialogical practices, for the qualification of the data as inputs in the improvement of psychosocial interventions with LGBTQIA+. A focus group was carried out with LGBTQIA+ people over 18 year, users of social care services, using the Needs Assessment as a methodological tool. This instrument has been improved and reviewed by qualified peers on the theme of assessments, gender and diversity. The analysis directs our attention to the vulnerable conditions that gender-sex-diverse people experience with their family and the adaptations they built to cope. The centrality that heterosexual-cisgender people represent in their lives needs to be reinterpreted as a potential interventionist aspect, in the activation of allies in non-sensitized layers of society.

Author Biographies

Matheus da Silva Neves, Universidade de Brasília

Psicólogo e Bacharel formado na Universidade de Brasília, Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica e Cultura - vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Produz pesquisa na linha de Processos Interacionais no contexto do casal, da família, grupo e da comunidade. Desenvolve e coordena pesquisa na OSC Diversifica, atuando em terapia comunitária integrativa e na capacitação de agentes sociais, em parceria com órgãos públicos e entidades de terceiro setor. Associado como pesquisador voluntário ao grupo GEPPSVida (Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida)  um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos, Universidade de Brasília

Psicóloga e Pedagoga pela Universidade de Brasília, com mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura e da graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. Atuou como coordenadora do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), serviço-escola de Psicologia na UnB e também foi editora associada do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa. É coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM), na UnB. Orienta mestrado e doutorado em temas relacionados às Intervenções Psicossociais no campo das vulnerabilidades. Os projetos de pesquisas mais recentes envolvem temáticas como sexting, violência sexual, gênero, empregabilidade de travestis e transexuais, medidas socioeducativas, políticas públicas na área de direitos humanos. Desenvolve orientações também no campo das Intervenções terapêuticas, principalmente voltadas aos adolescentes e jovens e suas famílias, na abordagem sistêmica.

Published

2023-10-18 — Updated on 2023-11-08

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