Validade Estrutural e Divergente dos Estilos de Pensamento Executivo, Legislativo e Judiciário

Autores

  • Critiano Mauro Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Eunaihara Lira Marques Faculdade de Pará de Minas

Palavras-chave:

Estilos de Pensamento, Inteligência Fluida, Validade Estrutural, Validade Divergente, Habilidades

Resumo

Considerando que a literatura nacional e internacional apresenta uma lacuna em estudos de validade estrutural dos estilos de pensamento da teoria do autogoverno mental, este estudo propõe investigar a validade estrutural e a validade divergente dos estilos de pensamento executivo, legislativo e judiciário. Participaram deste estudo 278 alunos do ensino médio de uma escola pública em Igarapé, Minas Gerais, Brasil. Três testes de inteligência fluida da Bateria de Fatores Cognitivos de Alta-Ordem e o inventário de estilos de pensamento de Sternberg foram aplicados. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial confirmatória e modelamento por equação estrutural. Os resultados apontam que os estilos de pensamento investigados apresentam validade estrutural e validade divergente. Implicações para a teoria são discutidas.

Biografia do Autor

Critiano Mauro Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Cristiano Mauro Assis Gomes, Psicólogo, Doutor em Educação. Professor do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Atua principalmente nos seguintes temas: investigações sobre a arquitetura e desenvolvimento cognitivo, construção e validação de instrumentos de medida psicológicos e educacionais, intervenção e desenvolvimento cognitivo. Bolsista de Produtividade do CNPq, nível 2.

Eunaihara Lira Marques, Faculdade de Pará de Minas

Eunaihara Ligia Lira Marques, Psicóloga, Pós-Graduada em Neuropsicologia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É docente na Faculdade de Pará de Minas (FAPAM). Atua como Coordenadora de Projetos, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), bem como nas áreas Clínica e de Avaliação Psicológica na abordagem Cognitiva-Comportamental.

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Gomes, C. M., & Marques, E. L. (2016). Validade Estrutural e Divergente dos Estilos de Pensamento Executivo, Legislativo e Judiciário. Avaliação Psicológica, 15(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11415

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.