Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos (IHS-CI): Evidências de validade

Autores

  • Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz Universidade Federal de São Carlos
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Anne Marie Germaine Victoria Fontaine Universidade do Porto, Portugal.
  • Fabian Orlando Olaz Universidad Nacional de Córdova, Argentina

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Cuidadores, Idosos, Estresse, Avaliação Psicológica

Resumo

Cuidar de um idoso dependente requer aprender informações e desenvolver habilidades, incluindo as habilidades sociais (HS). Faz-se necessário, então, um instrumento para medir as HS de cuidadores de idosos familiares. O objetivo geral do presente trabalho foi construir o Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores familiares de Idosos (IHS-CI). Foram realizados dois estudos: (a) avaliação semântica e de conteúdo do IHS-CI e (b) análise de evidências da estrutura interna e precisão do IHS-CI. No Estudo 1, especialistas aprovaram 31 itens da versão inicial do instrumento. No Estudo 2, o IHS-CI foi aplicado em 205 cuidadores. Com base na análise fatorial exploratória, a melhor estrutura foi: Expressividade emocional (α = 0,872), Comunicação assertiva (α = 0,792) e Busca por informação (α = 0,602). A confiabilidade interna global do instrumento (α = 0,886) foi excelente. Ainda são necessários estudos para ampliar as evidências de validade do IHS-CI.

Biografia do Autor

Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Queluz, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalha com o tema relacionamento cuidador – idoso, com enfoque nas habilidades sociais e estratégias de enfrentamento de estresse.

Elizabeth Joan Barham, Universidade Federal de São Carlos

É doutora e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, trabalha com envelhecimento e equilibro trabalho – família.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

É doutora e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, trabalha com habilidades sociais e no desenvolvimento de instrumentos na área.

Anne Marie Germaine Victoria Fontaine, Universidade do Porto, Portugal.

É doutora e professora do Departamento de Psicologia da Universidade do Porto, trabalha com relações intergeracionais e psicometria.

Fabian Orlando Olaz, Universidad Nacional de Córdova, Argentina

É doutor e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Nacional de Córdoba, trabalha com o desenvolvimento de instrumentos, habilidades sociais e terapia de aceitação e compromisso.

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Queluz, F. N. F. R., Barham, E. J., Del Prette, Z. A. P., Fontaine, A. M. G. V., & Olaz, F. O. (2017). Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos (IHS-CI): Evidências de validade. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12628

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.