Avaliação psicológica e neuropsicológica em matemática: análise de publicações científicas (2013-2018)

Autores

Palavras-chave:

investigação, performance, testes

Resumo

O presente estudo consiste na revisão de pesquisas que avaliam o desempenho e a compreensão da matemática, através de instrumentos psicológicos e neuropsicológicos, publicadas entre 2013-2018 nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Foram analisados 41 artigos disponíveis em 25 periódicos, sendo 17 internacionais e oito nacionais. Os resultados indicaram um aumento e posterior declínio no número de publicações, sendo a maioria das pesquisas nacionais produzidas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Quanto às pesquisas internacionais, foram identificadas em 10 países, com maior número de publicações nos Estados Unidos da América (EUA), Itália e Reino Unido. A avaliação de crianças foi predominante, com a maior parte dos estudos utilizando instrumentos já existentes para avaliação da matemática, com destaque para os subtestes do WISC-III, TDE e WJ-III. Sugerem-se novas pesquisas que desenvolvam e validem instrumentos para investigar habilidades matemáticas.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Gaia Ribeiro Dias, J., Nunes de Santana, A., Barbosa da Silva, J., & Labres Lautert, S. (2022). Avaliação psicológica e neuropsicológica em matemática: análise de publicações científicas (2013-2018). Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18768

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