Avaliação psicológica da depressão: estado da arte de técnicas projetivas e psicométricas

Autores

  • Maiana Farias Oliveira Nunes Faculdade Avantis
  • Paula Ely Universidade do Planalto Catarinense
  • Lucas de Francisco Carvalho Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Testes Psicológicos, Depressão, Estado da Arte

Resumo

Este artigo apresenta um panorama do estado da arte de técnicas projetivas e psicométricas destinadas à avaliação da depressão. Inicialmente discorre-se sobre a conceituação do fenômeno. Posteriormente, são apresentados os testes psicológicos com parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) destinados à avaliação da depressão. Foram identificados 11 instrumentos com parecer favorável para a avaliação desse construto (cinco projetivos e seis psicométricos), o que foi considerado um resultado positivo, considerando-se a quantidade total de instrumentos aprovados pelo CFP. Os instrumentos são descritos considerando suas vantagens e limitações no que se refere à avaliação da depressão. Por fim, são discutidas as possibilidade de uso desses instrumentos pelo psicólogo e alguns fatores que este deve considerar ao selecionar um instrumento para avaliação desse fenômeno.

Biografia do Autor

Maiana Farias Oliveira Nunes, Faculdade Avantis

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF). Realizou pós doutorado em Psicologia na UFRGS, no departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, com bolsa do Cnpq de PDJ. Atualmente é professora do curso de psicologia da Faculdade Avantis, sendo membro da diretoria do IBAP desde 2009. Atua com Orientação Profissional e de Carreira de adolescentes e adultos.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e Orientação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, autoeficácia, interesses profissionais, traços de personalidade.           

Paula Ely, Universidade do Planalto Catarinense

Psicóloga pela Universidade do Contestado. Pós graduada em Avaliação Psicológica pela  Universidade do Planalto Catarinense      

Lucas de Francisco Carvalho, Universidade São Francisco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. É Mestre (2008) e Doutor (2011) em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Realizou parte de seu doutorado nos EUA, na University of Toledo, participando de projetos relacionados ao estudo da personalidade. Foi bolsista de mestrado pela CAPES (mestrado) e FAPESP (doutorado). Atualmente é docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). É editor associado do periódico Psico-USF e parecerista AD HOC do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) e de periódicos de referência em psicologia no contexto nacional. Tem experiência em clínica e na área acadêmica com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicometria, construção de instrumentos, personalidade, e transtornos da personalidade.

Publicado

2016-09-29

Como Citar

Oliveira Nunes, M. F., Ely, P., & Carvalho, L. de F. (2016). Avaliação psicológica da depressão: estado da arte de técnicas projetivas e psicométricas. Avaliação Psicológica, 13(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9273

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.