Revisão do Inventário de Ciúme Romântico e verificação das propriedades psicométricas pelo modelo de Rasch para dados dicotômicos.

Autores

  • Hudson Fernandes Golino Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lucas de Francisco Carvalho Universidade São Francisco
  • Elaine M.A. Silva Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Eliana S. Oliveira Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Sirneide Santos Musse Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Bruna A.O.A Silva Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)

Palavras-chave:

Psicometria, Validade, Ciúme

Resumo

O ciúme romântico diz respeito a um conjunto de reações exibidas frente à ameaça de perda de um parceiro romântico para um possível rival. No Brasil são poucos os instrumentos para avaliação desse construto, entre eles, o Inventário de Ciúme Romântico (ICR). Este estudo teve como objetivo revisar os itens do ICR, visando melhorar a compreensão aos itens e testar seu funcionamento em uma amostra distinta do estudo de construção do teste. Ainda, buscou-se verificar evidências de validade da versão modificada do ICR com base na estrutura interna por meio da aplicação da análise fatorial confirmatória e do modelo de Rasch para dados dicotômicos; e verificou-se o impacto de características individuais na severidade do ciúme romântico. Para tanto, o ICR foi aplicado em 400 participantes com idade variando entre 18 e 76 anos (M = 29,96; DP = 11,73), sendo 62% do sexo feminino. Os dados encontrados corroboram a literatura na área, indicando que o ciúme romântico é composto por diversos fatores, o que é refletido também na versão presentemente revisada do ICR. Além disso, outras questões específicas do construto são discutidas no artigo.

Biografia do Autor

  • Hudson Fernandes Golino, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e da Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Lucas de Francisco Carvalho, Universidade São Francisco
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Revisão do Inventário de Ciúme Romântico e verificação das propriedades psicométricas pelo modelo de Rasch para dados dicotômicos. (2016). Avaliação Psicológica, 15(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11332

Artigos Semelhantes

1-10 de 167

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.