Revisão do Inventário de Ciúme Romântico e verificação das propriedades psicométricas pelo modelo de Rasch para dados dicotômicos.

Autores

  • Hudson Fernandes Golino Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Lucas de Francisco Carvalho Universidade São Francisco
  • Elaine M.A. Silva Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Eliana S. Oliveira Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Sirneide Santos Musse Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Bruna A.O.A Silva Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)

Palavras-chave:

Psicometria, Validade, Ciúme

Resumo

O ciúme romântico diz respeito a um conjunto de reações exibidas frente à ameaça de perda de um parceiro romântico para um possível rival. No Brasil são poucos os instrumentos para avaliação desse construto, entre eles, o Inventário de Ciúme Romântico (ICR). Este estudo teve como objetivo revisar os itens do ICR, visando melhorar a compreensão aos itens e testar seu funcionamento em uma amostra distinta do estudo de construção do teste. Ainda, buscou-se verificar evidências de validade da versão modificada do ICR com base na estrutura interna por meio da aplicação da análise fatorial confirmatória e do modelo de Rasch para dados dicotômicos; e verificou-se o impacto de características individuais na severidade do ciúme romântico. Para tanto, o ICR foi aplicado em 400 participantes com idade variando entre 18 e 76 anos (M = 29,96; DP = 11,73), sendo 62% do sexo feminino. Os dados encontrados corroboram a literatura na área, indicando que o ciúme romântico é composto por diversos fatores, o que é refletido também na versão presentemente revisada do ICR. Além disso, outras questões específicas do construto são discutidas no artigo.

Biografia do Autor

Hudson Fernandes Golino, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e da Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Lucas de Francisco Carvalho, Universidade São Francisco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Golino, H. F., Carvalho, L. de F., Silva, E. M., Oliveira, E. S., Musse, S. S., & Silva, B. A. (2016). Revisão do Inventário de Ciúme Romântico e verificação das propriedades psicométricas pelo modelo de Rasch para dados dicotômicos. Avaliação Psicológica, 15(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11332

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.