Características psicométricas da Escala de Liderança Servidora

Autores

  • Michelle Morelo Pereira Universidade Salgado de Oliveira
  • Maria Cristina Ferreira Universidade Salgado de Oliveira

Palavras-chave:

estilo de liderança, validade estatística, psicometria

Resumo

O líder servidor pode ser visto como alguém motivado por um sentimento de servir sua equipe que vai além dos seus próprios interesses. O estudo teve como objetivo adaptar e reunir evidências iniciais de validade de estrutura interna e de relações com outras variáveis da Escala de Liderança Servidora. A amostra foi composta por 432 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (54,6% do sexo masculino).  Na verificação da validade de estrutura interna da escala foram testados três modelos, mediante a análise fatorial confirmatória, sendo que o modelo ajustado de oito fatores correlacionados foi o que apresentou melhores índices de ajuste. Na relação com outras variáveis, a maioria das dimensões de liderança servidora apresentou correlações com a liderança autêntica, com o engajamento laboral e com o comprometimento organizacional afetivo. As evidencias iniciais de validade presentemente obtidas recomendam o uso futuro da escala em investigações brasileiras.

Biografia do Autor

Michelle Morelo Pereira, Universidade Salgado de Oliveira

Psicóloga (UFMT), Mestre e Doutoranda em Psicologia (UNIVERSO). Áreas de atuação: psicometria, avaliação psicológica, liderança, psicologia positiva e comportamento organizacinal positivo.

Maria Cristina Ferreira, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Psicologia (FGV), professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia (UNIVERSO). Áreas de atuação: comportamento organizacional positivo e psicometria.

Publicado

2019-05-19

Como Citar

Pereira, M. M., & Ferreira, M. C. (2019). Características psicométricas da Escala de Liderança Servidora. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14787

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.