DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE ATITUDE EM RELAÇÃO À CIÊNCIA NA PSICOLOGIA

Autores

  • Bheatrix Bienemann Favero Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Bruno Figueiredo Damásio

Palavras-chave:

atitude em relação à ciência, psicologia científica, psicometria, evidência de validade

Resumo

A história da Psicologia é marcada por uma crise de cientificidade. Em muitos domínios da área há indiferença e até antipatia relacionada à prática científica. O presente estudo apresenta o desenvolvimento e as propriedades psicométricas de uma Escala de Atitude em Relação à Ciência na Psicologia (EARC-P). A EARC-P avalia como os estudantes e profissionais da Psicologia pensam, como se sentem e buscam se comportar em relação à ciência na Psicologia. Após procedimentos de refinamento, utilizando técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória, a escala final ficou composta por 41 itens divididos em uma estrutura de dois fatores: Iniciativa Pessoal e Crenças e Afetos, com adequados índices de ajuste. Foi demonstrado que os níveis de atitude em relação à ciência se relacionam com necessidade de desenvolvimento pessoal e necessidade de conhecimento, bem como com o fator de personalidade conscienciosidade. Evidências iniciais sugerem adequação da EARC-P para uso no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Bheatrix Bienemann Favero, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é bolsista de mestrado do CNPq pelo programa de pós-graduação da PUC-Rio em Psicologia. Membro do Grupo de Pesquisa APlab - Pessoas e Contextos, localizado na PUC-Rio, e do Laboratório de Psicometria e Psicologia Positiva (LP3), localizado no Instituto de Psicologia da UFRJ. Dedica-se a estudos relacionados à Psicometria. Tem interesse em avaliação psicológica, construção, adaptação e validação de instrumentos; psicologia baseada em evidências, metodologia de pesquisa em psicologia.

Bruno Figueiredo Damásio

Professor do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do Departamento de Psicometria (2015-). Prof. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia IP/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Psicometria e Psicologia Positiva (LP3). 

Publicado

2017-10-15

Como Citar

Favero, B. B., & Damásio, B. F. (2017). DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE ATITUDE EM RELAÇÃO À CIÊNCIA NA PSICOLOGIA. Avaliação Psicológica, 16(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13409

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.