Construção e Evidências de Validade do Questionário de Recursos e Demandas Laborais

Autores

  • Larissa Sanford Ayres Farina Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gabriel dos Reis Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Kluwe Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thamires Carafini Universidade Luterana do Brasil
  • Laisla Soares Centro Universitário FADERGS
  • Wagner De Lara Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Característica do Trabalho, Psicologia Organizacional, Psicometria

Resumo

Apesar do modelo de Recursos e Demandas de Trabalho (RDT) gerar inúmeras pesquisas teóricas relevantes, não existe instrumento proposto que mensureos diversos recursos e demandas hipotetizados. OBJETIVO: Baseando-se no modelo RDT, esse estudo tem como objetivo a construção e validação do Questionário de Recursos e Demandas de Trabalho (QRDT).  MÉTODO: Os itens foram criados apoiados em uma análise de literatura e passaram por diversas reformulações. A versão final do instrumento continha 44 itens. O QRDT foi respondido por 317 participantes entre 20 e 65 anos. RESULTADOS: No R, uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) com rotação oblimin foi conduzida, extraindo-se 8 fatores. O coeficiente alfa dos fatores foi igual ou acima a .80, exceto para dois fatores. Não houve diferenças significativas entre homens e mulheres. CONCLUSÃO: Sugere-se que mais estudos utilizando o QRDT sejam produzidos, colaborando para uma validade mais robusta e contribuindo para a qualidade de vida no trabalho.

Biografia do Autor

Larissa Sanford Ayres Farina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Larissa Sanford Ayres Farina é psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Gestão de Pessoas e em Dinâmica dos Grupos, Mestra e atual Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia também pela UFRGS. Atualmente, participa do Laboratório de Mensuração e do Núcleo de Estudos e Intervenções em Carreira, ambos no Instituto de Psicologia da UFRGS.

Gabriel dos Reis Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gabriel dos Reis Rodrigues é Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Atualmente, é Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Mensuração.

Natália Kluwe Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Natália Kluwe Fagundes  é Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Atualmente, é Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Mensuração.

Thamires Carafini, Universidade Luterana do Brasil

Thamires Carafini  é Graduanda em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil.  Atualmente, é colaboradora do Laboratório de Mensuração.

Laisla Soares, Centro Universitário FADERGS

Laisla Soares  é Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário FADERGS.  Atualmente, é colaboradora do Laboratório de Mensuração.

Wagner De Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA, 2007), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Claudio Simon Hutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Claudio Simon Hutz é psicólogo com Doutorado na University of Iowa (USA) e Pós-Doutorado na Arizona State University (USA). É Professor Titular da UFRGS e coordenador do Laboratório de Mensuração. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+).

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Sanford Ayres Farina, L., dos Reis Rodrigues, G., Kluwe Fagundes, N., Carafini, T., Soares, L., De Lara Machado, W., & Simon Hutz, C. (2020). Construção e Evidências de Validade do Questionário de Recursos e Demandas Laborais. Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16297

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.