Propriedades psicométricas da versão brasileira do The Coparenting Inventory for Parents and Adolescents (CI-PA)

Autores

  • Clarisse Pereira Mosmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0002-9275-1105
  • Mariana Rodrigues Machado Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0002-7111-3710
  • Crístofer Batista da Costa Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Pâmela Renata de Carvalho Gross Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Daniel Viana Abs da Cruz Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

relações pais-filho, adolescente, adaptação, psicometria

Resumo

Este estudo teve como objetivo examinar as propriedades psicométricas do The Coparenting Inventory for Parents and Adolescents (CI-PA) em uma amostra de 411 adolescentes com idades entre 11 a 18 anos. Análises Fatoriais Confirmatórias foram realizadas através de Modelagem de Equações Estruturais para testar a estrutura fatorial desta amostra. A confiabilidade do inventário foi testada pelos coeficientes de Alpha de Cronbach, Variância Media Extraída e Confiabilidade Composta. E a invariância entre os grupos de meninos e meninas foi verificada por Análises Fatoriais Confirmatórias Multigrupos. Os resultados confirmaram uma estrutura de três fatores, com bom ajuste dos modelos com invariância entre os grupos analisados. A confiabilidade da escala apresentou valores adequados. Os testes realizados sugerem que a CI-PA apresenta propriedades psicométricas satisfatórias na população de adolescentes da amostra. 

Biografia do Autor

Clarisse Pereira Mosmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Clarisse Mosmann é doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), com estágio Pós-Doutoral na Universidade de Girona (2008) e na UFGRS (2010), especialista em Terapia de Casal e Família pela Escuela de Formación en Terapia Familiar - STIRPE, Espanha (2003). Possui Diploma de Estudios Avanzados em Psicología Escolar y del Desarrollo pela Universidad Complutense de Madrid (2003). É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e articuladora do Lato Senso na área da Saúde. Atual Editora Científica da Revista Contextos Clínicos. Coordena o Núcleo de Estudos em Casais e Famílias (NECAF) investigando na área de Psicologia Familiar os seguintes temas: Dinâmica de funcionamento familiar e conjugal; Conjugalidade, Coparentalidade,Parentalidade e Psicopatologia na Infância e Adolescência; Conflito Conjugal e Estratégias de Resolução de Conflitos conjugal e parental.

Mariana Rodrigues Machado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mariana Machado é doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Possui Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Bolsa CAPES. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, IMED - Faculdade Meridional. (2013). Graduada em Psicologia pela Faculdades Meridional (2011). Atua como psicologa clínica com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental.

Crístofer Batista da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduação em Psicologia pela Faculdade Meridional IMED; Especialista em Dinâmica das Relações Conjugais e Familiares (IMED); Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Doutorando em Psicologia Clínica (UNISINOS); Bolsista Integral CAPES. Docente e Psicólogo Clínico no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (CEFI), onde trabalha com Avaliação Psicológica e Psicoterapia Individual, Conjugal e Familiar. Membro do Núcleo de Avaliação Psicológica do CEFI e do Núcleo de Estudos de Casal e Família (UNISINOS), onde são realizadas pesquisas sobre conflitos conjugais, estratégias de resolução de conflito; relações familiares, conjugais, parentais e coparentais.

Pâmela Renata de Carvalho Gross, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS. Bolsista UNIBIC de Iniciação Científica no Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela UNISINOS no Núcleo de Estudos de Casal e Família (NECAF).

Daniel Viana Abs da Cruz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós-Doutorado em Psicologia Social no Institut de Recerca de Qualitat de Vida da Universitat de Girona (Espanha) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem atuado atualmente nos seguintes temas: Construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica, análises estatísticas multivariadas, modelagem de equações estruturais, bem-estar e qualidade de vida, desemprego, psicologia organizacional e do trabalho, redes e interações sociais, games, imersão e engajamento em ambientes virtuais. Atualmente é professor da graduação em Psicologia e da Pós-graduação Lato Sensu da Unisinos. 

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Mosmann, C. P., Machado, M. R., da Costa, C. B., Gross, P. R. de C., & da Cruz, D. V. A. (2018). Propriedades psicométricas da versão brasileira do The Coparenting Inventory for Parents and Adolescents (CI-PA). Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14281

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.