Adaptação Transcultural do Teacher's Rating Scale of Student's Actual Behavior: versão brasileira.

Autores

  • Ana Paula Pureza Pantoja Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Silva Pontes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

percepção, competência, criança, escala classificação dos pais, adaptação

Resumo

Este estudo objetivou realizar a adaptação transcultural do Teacher's Rating Scale of Student's Actual Behavior (TRS) para o contexto brasileiro. O TRS é uma escala utilizada para avaliar a percepção que pais e/ou professores apresentam sobre as competências de crianças entre 8 a 12 anos. Foram realizadas cinco etapas metodológicas: tradução, síntese das traduções, tradução reversa (back translation), análise de comitê e pré-teste. Após todas as avaliações, a escala mostrou-se de fácil aplicação, bons níveis de aceitação e compreensão pela população-alvo, composta por 10 pais de crianças em um centro de referência à saúde da criança. O TRS-versão brasileira está adaptado no que se refere às equivalências semânticas, idiomáticas, conceituais e culturais.

Biografia do Autor

Ana Paula Pureza Pantoja, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Professoro Titular do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Simone Souza da Silva Pontes, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós-doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Professora Adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) e da Faculdade de Psicologia da UFPA.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Pureza Pantoja, A. P., Ramos Pontes, F. A., & Souza da Silva Pontes, S. (2022). Adaptação Transcultural do Teacher’s Rating Scale of Student’s Actual Behavior: versão brasileira. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16020

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.