Propriedades Psicométricas da Escala de Envolvimento Parental na Decisão Vocacional (EEPDV)

Autores

  • Cássia Ferrazza Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul Centro Universitário da Serra Gaúcha
  • Luciana Rubensan Ourique Masiero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antônio Pereira Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

desenvolvimento de carreira, relações familiares, escolha ocupacional, desenvolvimento do adolescente, construção de teste.

Resumo

O envolvimento dos pais durante o processo de decisão profissional dos filhos tem sido considerado uma variável de apoio importante. Este estudo visa apresentar as etapas de construção e as propriedades psicométricas da Escala de Envolvimento Parental na Decisão Vocacional. Esta foi elaborada para avaliar a percepção dos adolescentes sobre as atitudes dos pais diante do processo de escolha profissional. Participaram 434 jovens com idades entre 14 e 20 anos (50,7% do sexo masculino). A partir da Análise de Componentes Principais, foram extraídos dois componentes, com cinco itens cada (Apoio à tomada de decisão vocacional e Apoio à exploração vocacional), obtendo-se bons valores de consistência interna (α = 0,74 a α = 0,86). As análises permitiram identificar uma estrutura fatorial adequada e evidências de fidedignidade, indicando que a escala possui potencial para ser utilizada no âmbito da pesquisa e da prática de aconselhamento de carreira.

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Ferrazza Alves, C., Rubensan Ourique Masiero, L., Cristina Garcia Dias, A., & Pereira Teixeira, M. A. (2018). Propriedades Psicométricas da Escala de Envolvimento Parental na Decisão Vocacional (EEPDV). Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14228

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.