Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura

Autores

  • Juliana Burges Sbicigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Ruschel Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

inteligência, autismo, dislexia, distúrbios da leitura, matrizes progressivas.

Resumo

Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n=16), com DL (n=19) e com desenvolvimento típico (DT, n=35). Controlando o efeito da idade, os resultados indicaram desempenho superior do grupo TEA em relação aos demais grupos na Parte A do MPCR. O grupo com DL apresentou desempenho inferior ao grupo com DT na Parte A e no escore total do teste. O desempenho superior do grupo TEA na Parte A pode ser explicado a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, pois essa etapa do teste parece favorecer o processamento local. Já nas DL, o menor acesso ao material escrito poderia estar subjacente ao desempenho inferior nas habilidades visoespaciais exigidas na resolução do MPCR.  

Biografia do Autor

Juliana Burges Sbicigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora e pós-doutoranda em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora associada ao Nucleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.

Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento.

Denise Ruschel Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.

Publicado

2019-04-20

Como Citar

Sbicigo, J. B., Bosa, C. A., Bandeira, D. R., Teixeira, M. C. T. V., & de Salles, J. F. (2019). Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura. Avaliação Psicológica, 18(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16917

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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