Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura

Autores

  • Juliana Burges Sbicigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Ruschel Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

inteligência, autismo, dislexia, distúrbios da leitura, matrizes progressivas.

Resumo

Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n=16), com DL (n=19) e com desenvolvimento típico (DT, n=35). Controlando o efeito da idade, os resultados indicaram desempenho superior do grupo TEA em relação aos demais grupos na Parte A do MPCR. O grupo com DL apresentou desempenho inferior ao grupo com DT na Parte A e no escore total do teste. O desempenho superior do grupo TEA na Parte A pode ser explicado a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, pois essa etapa do teste parece favorecer o processamento local. Já nas DL, o menor acesso ao material escrito poderia estar subjacente ao desempenho inferior nas habilidades visoespaciais exigidas na resolução do MPCR.  

Biografia do Autor

  • Juliana Burges Sbicigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga. Doutora e pós-doutoranda em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora associada ao Nucleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.
  • Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento.
  • Denise Ruschel Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
  • Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.

Publicado

2019-04-20

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura. (2019). Avaliação Psicológica, 18(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16917

Artigos Semelhantes

1-10 de 283

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.