Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos

Autores

  • Natália Martins Dias Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • José Maria Montiel Fundação Instituto de Ensino para Osasco

Palavras-chave:

psicometria, avaliação, leitura

Resumo

De acordo com o modelo cognitivo da leitura, diversas habilidades contribuem para a competência leitora, como o reconhecimento de palavras, dividido em logográfico, alfabético e ortográfico; a compreensão linguística; e a velocidade de leitura. Assim, é importante dispor de instrumentos para a mensuração destas habilidades. Este estudo investigou as características psicométricas de instrumentos de avaliação destes distintos componentes da leitura. Participaram 443 estudantes de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental avaliados no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura (TCCAL), Teste de Processamento Ortográfico Computadorizado e Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado. Anova revelou efeito significativo da série sobre o desempenho em todos os instrumentos; o TCLPP e o TCCAL mostraram-se mais discriminativos. Para todos os instrumentos os coeficientes Alpha de Cronbach figuraram satisfatórios. O estudo proveu evidências de validade e dados de fidedignidade aos diversos instrumentos.     

Biografia do Autor

Natália Martins Dias, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. Bolsista de Pós-Doutorado FAPESP. Professora convidada do curso de Pós-graduação Lato sensu em Psicopedagogia. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Alessandra Gotuzo Seabra, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga, Doutora e Pós Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento. Bolsista de Produtividade CNPq. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

José Maria Montiel, Fundação Instituto de Ensino para Osasco

Psicólogo, Doutor em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional. Centro Universitário FIEO – UniFIEO. Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Dias, N. M., Seabra, A. G., & Montiel, J. M. (2016). Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9040

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)